Estrutura de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURA DE MERCADO

“Estrutura de mercado é o termo dado às características organizacionais de mercado que influenciam a natureza da competição e preço dentro do mercado. A estrutura de mercado determina o tipo de comportamento ou conduta que prevalece na indústria. A estrutura de mercado para vários produtos encoraja certos tipos distintos de conduta de mercado.” (JOLLY et.al. 1992).
Asdiferentes formas de estruturas de mercados são dependentes de três principais características, sendo elas:
• O número de empresas que compõe esse mercado;
• Tipo do produto (se os fabricantes, o produzem idênticos ou de maneira diferenciada);
• Se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.


MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A Microeconomia é a parte daeconomia que estuda o comportamento das unidades econômicas individuais, em mercados específicos, ou seja, como os consumidores e produtores interagem perante a formação de preços. A microeconomia constitui a base econômica para qualquer ramo.
Em quanto isso, a macroeconomia é o estudo mais amplo da economia, atingindo assim a inflação, taxa de juros, cambio, importação e exportação, dentreoutros aspectos. A macroeconomia tem por principal objetivo o crescimento da produção e consumo, o pleno emprego, a estabilidade de preços, o controle inflacionário e uma balança comercial favorável. A macroeconomia concentra-se no estudo das principais tendências (a partir de processos microeconômicos) da economia no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, aocomportamento dos preços, e ao comércio exterior.

MONOPÓLIO

O monopólio é uma condição de mercado caracterizada pelo controle de apenas um produtor, ou seja, este não tem concorrentes, todo o mercado está em suas mãos, exemplo disso, é a Petrobrás, no Brasil, pois esta é a única produtora de petróleo nacional. O fato de este ser o único fornecedor, faz com que os monopolistas operem comlucros extraordinários, afinal usuários e consumidores não tem alternativa a não ser de negociar com tal fornecedor. (KUPFER, 2002)
As vantagens deste tipo de sistema claramente ficam apenas para o produtor, tendo em vista que este pode alocar a porcentagem de lucros que preferir e a falta de variedade dos produtos oferecidos, isso tudo se deve à falta de concorrência. Os monopolistas também têm avantagem da produção em grande escala. Também se afirma que os monopólios podem racionalizar as atividades econômicas, eliminar os excessos de capacidade e evitar a concorrência desleal. Outra das vantagens que lhes são atribuídas é a garantia de um determinado grau de segurança no futuro, o que torna possível o planejamento a longo prazo e introduz maior racionalidade nas decisões sobreinvestimentos. (VASCONCELLOS, 2004)
MANKIW (2005), ressalta que o poder monopolista, tenha uma política de discriminação de preços voltada a extrair o máximo de excedente possível do consumidor, a fim de aumentar ao máximo possível a sua receita total. Exemplos:
• Preços de ingressos em estádios e casas de espetáculos
• Tarifas de energia diferenciada por tipo de destino (residencial, comercial eindustrial)
• Tarifa telefônica diferenciada por horário. Entre outros

OLIGOPÓLIO

Para MANKIW (2005), este fundamenta – se ao à interpedenpências entre as empresas, assim, as decisões de uma empresa quanto à preços e propaganda, por exemplo, afetem as demais.
Segundo Nunes (2007), o oligopólio poder ser dividido em dois diferentes tipos, sendo denominados por Oligopólio Puro, ondeos produtos são homogêneos, ou seja, são substitutos perfeitos, por exemplo, a indústria de cimento; ou pode ser Oligopólio Diferenciado, neste caso, os produtos são diferenciados, como a indústria automobilística, de cigarro, dentre outros.
TOSCHI (2002), destaca as quatro diferentes formas de oligopólio, sendo:
• Cartel: as empresas se unem em busca do domínio do mercado e de disciplinar...
tracking img