Estrutura de mercado coca cola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura de Mercado
Como é dito no livro “economia, administração contemporânea e engenharia de produção”, as firmas estão relacionadas a um macrossistema(meio político, social e jurídico) e a três subsistemas (fornecedores, firmas concorrentes, clientes), ao conjunto desses três dá-se o nome de mercado. As características de cada mercado são as estruturas de mercado.
No caso da empresa TheCoca-Cola Company, sua estrutura de mercado se se associa mais ao oligopólio, onde apesar de existir um grande número de vendedores, uma pequena parcela destes domina a maior parte do mercado. Só no Brasil o mercado de bebidas é representado por mais de 200 empresas em atividade, entretanto a The Coca-Cola Company detêm mais de 50% do mercado, já no âmbito mundial é detentora de quase 60% do mercadomundial de refrigerantes. Esse poderio das grandes firmas é um fator desestimulante a entrada de novas empresas no mercado. Outro fator ligado aos oligopólios é o preço, por serem poucas empresas dominantes, essas podem se unir para evitar concorrência entres elas e para impor um preço de mercado, por esse fato que os refrigerantes possuem das grandes marcas possuem preços parecidos e com poucavariações.
A The Coca-Cola Company oferece mais de 500 marcas de bebidas em mais de 200 países ou territórios, por isso seu oligopólio pode ser caracterizado como oligopólio diferenciado. Nesta categoria os produtos produzidos embora sejam substitutos entre si, não são homogêneos. Com isso disputa pelo mercado não se dá através da concorrência de preços, mas através de um alto gasto com Marketing,que já foi citado anteriormente como um dos principais fatores para o sucesso da empresa em todo o mundo, e também com Pesquisa & Desenvolvimento, para a criação de novos produtos, modelos e desenhos que atendam as mais variadas faixas de consumidores.

The Coca-Cola Company e o Capitalismo

O desenvolvimento do capitalismo se deu numa série de estágios (ou fases) caracterizados pordiferentes níveis de maturidade e por traços diferenciados a cada fase. O modo de produção capitalista caracteriza-se pelo despojamento de todo meio de produção das mãos da maioria absoluta da população, que, para sobreviver, não tem outra alternativa que não seja vender sua própria força de trabalho para uma pequena parcela da sociedade, dona do capital e dos demais meios de produção. A seguir veremoscada fase do capitalismo, descritas no livro, e o que a The Coca-Cola Company fez durantes essas fases, para se tornar uma das maiores e mais bem sucedidas empresas do mundo. Entretanto por ter sido fundada em 8 de maio de 1886, portanto no final do século XIX, só falaremos da empresa a partir do capitalismo financeiro.
1º Capitalismo Comercial
Fase do capitalismo onde predominam a manufatura eo capital mercantil. A manufatura é a forma de produção e organização do trabalho que sucedeu o artesanato, embora a sua técnica de produção ainda seja o artesanato. Porém é desempenhada por mais trabalhadores a serviço de um mesmo empresário. O capital mercantil, por sua vez, é proveniente da diferença entre o preço de compra e o preço de venda dos produtos e associado à circulação demercadorias. Devido ao livre acesso de vendedores ao processo da época, os lucros ficavam cada vez menores. Com isso os comerciantes voltaram seu foco à redução do seu custo de compra, o que envolvia certo controle sobre a produção. Dessa forma o capital mercantil passou a integrar-se ao modo de produção capitalista. No final do século XVIII, a Revolução Industrial veio marcar a transição desse capitalismoimaturo para um capitalismo que atingira seu próprio processo de produção. Iniciava o capitalismo industrial.
2ºCapitalismo Industrial
O capitalismo industrial pode ser dividido em duas fases. A fase concorrencial e a fase monopolista. Em ambas ocorre o predomínio do capital produtivo (ou industrial),proveniente do investimento na produção, a diferença esta na estrutura de mercado, ou seja a...
tracking img