Estrutura de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
cURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

fábio júnio da conceição

Estrutura de dados

Brasília – DF
2012

fábio júnio da conceição

estrututa de dados

Trabalho apresentado às disciplinas de Algoritmos e Estrutura de Dados, Análise de Sistemas II, Banco de Dados II, Desenvolvimento Orientado a Objetos I eSeminário III da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Profs.(as): Merris Mozer
Polyanna Gomes
Anderson Macedo
Roberto Nishimura

Brasília – DF
2012

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 APRESENTAÇÃO 3
1.2 OBJETIVOS 3
1.2.1 Objetivo Geral 3
1.2.2 Objetivos Específicos 3

2 ESTRUTURA DE DADOS 4
2.1 ESTRUTURA DE DADOS TIPO FILA 4
2.2 ESTRUTURA DEDADOS TIPO PILHA 5
2.3 ALOCAÇÃO SIMPLESMENTE ENCADEADA 5
2.4 ALOCAÇÃO DUPLAMENTE ENCADEADA 6

3 PROPRIEDADE ACID 7

4 BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS 8
4.1 SURGIMENTO DOS SGBDOO'S 8
4.2 CARACTERISTICAS DOS SGBDOO'S 9

5 ORM (OBJECT RELATIONAL MAPPING) 10

6 FRAMEWORK HIBERNATE 11

7 DIAGRAMA DE ATIVIDADES 12
7.1 CARACTERISTICAS DO DIAGRAMA DE ATIVIDADES 12
7.2 DECISÃO E MERGE 137.3 BIFURCAÇÃO E UNIÃO 14

4 CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

INTRODUÇÃO
APRESENTAÇÃO
Será abordado ainda a importância de conceitos sobre estruturas de dados como FIFO e LIFO, conceito de apontadores e alocação. O texto segue ainda dando um embasamento teórico sobre banco de dados e suas propriedades ACID. Será mostrado como funciona um banco de dados relacional utilizando como apoio aprogramação orientada a objeto (POOB). Posteriormente serão abordados os conceitos sobre ORM (Object Relational Mapping) que é uma técnica utilizada para a conversão de dados entre sistemas incompatíveis.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Apresentar conceitos de Estrutura de Dados, fazer uma apresentação de seus tipos básicos, explicar sobre o funcionamento do ORM (Object Relational Mapping), descrever autilização de Banco de Dados Orientado a Objetos e mostrar um breve resumo sobre o Diagrama de Atividades.
Objetivos Específicos
* Apresentar tipos básicos de Estrutura de Dados.
* Conceituar Banco de Dados Orientados a Objetos.
* Apresentar Mapeamento de Objeto Relacional e o Framework Hibernate.
* Definir Diagrama de Atividades.
Estrutura de dados
Asestruturas de dados são formas de distribuir e relacionar os dados disponíveis, de modo a tornar mais eficientes os algoritmos que manipulam esses dados
De acordo com Mizrahi (1990), uma estrutura de dados é um conjunto de variáveis, possivelmente de tipos diferentes, agrupados sob um único nome, Estas estruturas também são conhecidas por “registros”.
Uma estrutura é um tipo de dado cujo formato édefinido pelo programador.
Estrutura de dados tipo fila
Figura 1 - Fila
No mundo avançado da computação, as ciências da tecnologia dainformação definem FIFO (First In, First Out) como sendo estruturas de dados do tipo fila. Nesse tipo de estrutura prevalece a seguinte regra: O primeiro a entrar é o primeiro a sair. Elas são amplamente utilizadas no mundo dacomputação para definir e implementarfilas de espera. Em uma FIFO, os elementos são colocados ordenadamente um após o outro em forma de fila e são retirados por ordem de chegada. Um exemplo claro de FIFO é o processo de um usuário pedir a execução de varias tarefas em um computador, astarefas serão ordenadas em fila pelo processador e serão executadas seguindo a ordem de pedido de execução, ou seja, o primeiro pedido será sempre oprimeiro a ser executado pelo processador e posteriormente os outros.



ESTRUTUTA DE DADOS TIPO PILHA
É um tipo especial de lista linear em que todas as operações de inserção e remoção são realizadas pela mesma extremidade chama da topo.
Os elementos são removidos na ordem do programa inversa daquela em que foram inseridos de modo que o último elemento que entra é sempre o primeiro ser...
tracking img