Estrutura de capital x valor da empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – UCAM



MESTRADO EM ECONOMIA EMPRESARIAL






















ESTRUTURA DE CAPITAL X VALOR DA EMPRESA



















GASTÃO TEIXEIRA CRUZ NETO

(ALUNO)UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – UCAM





Mestrado em Economia empresarial



Aluno: Gastão Teixeira Cruz Neto
Turma: Tarde

Disciplina: Administração Financeira


Professor: Cláudio Octávio de Moura

Data: 24 jun. 03


Assunto: ESTRUTURA DE CAPITAL X VALOR DA EMPRESA





APRESENTAÇÃO





Objetivo da Abordagem

Apresentação dosprincipais conceitos, técnicas e práticas da Estrutura de Capital, evidenciando como é possível se buscar as expansões dos negócios e, ao mesmo tempo, cumprir os objetivos através de capitais de terceiros e/ou de capitais próprios, evidenciando a importância dos conceitos de Custo de Capital e de Estrutura de Capital para se obter a maximização da riqueza dos investidores.




Estrutura doTrabalho


Este trabalho é composto das Partes I, II e III.

A Parte I apresenta os aspectos que evidenciam o sucesso de uma empresa em dependência com o custo que ela incorre (Custo do Capital) para financiar seus projetos de investimentos, focalizando o retorno exigido pelos intermediários financeiros (Capital de Terceiros) e/ou o retorno exigido pelos investidores (CapitalPróprio), como determinativos do Custo do Capital de um empreendimento e o risco embutido no negócio.

A Parte II aborda as questões relacionadas à Estrutura de Capital, conforme sua influência no Custo de Capital e no Valor da Empresa, conforme o Orçamento de Capital.

A Parte III se refere à conclusão do trabalho, elencando a Estrutura de Capital, Custo de Capital, RiscoFinanceiro e Valor da Empresa, face ao cumprimento de objetivos que visem à expansão do negócio via Capitais de Terceiros e/ou Capitais Próprios.

















SUMÁRIO



Parte I

( O Ambiente dos Negócios
( A Decisão de Investimento e Financiamento



Parte II

( Introdução (Custo, Estrutura do Capital e o Risco)
( Custo de Capital
( Estrutura de Capital
( AEstrutura de Capital, o Planejamento e o Risco Financeiro
( O Valor da Empresa segundo o Orçamento de Capital



Parte III

( Conclusão
































Parte I



O Ambiente dos Negócios


De um modo geral, qualquer ambiente de negócios encerra em si mesmo uma série de problemas econômicos que se relacionam com as atividadesempresariais e, daí, a constatação da necessidade de se identificar as suas origens, causas e efeitos para que se possam adotar soluções que contribuam para o prosseguimento normal das demandas de negócios.

Assim sendo, os tratamentos dispensados para os ambientes econômicos em que os negócios se circunscrevem, irá influenciar o momento oportuno de se tomar decisões de investimentos, vistoque elas se inserem em um cenário onde, além de serem pressionadas por seus clientes por melhores serviços e menores preços, são fiscalizadas por diversos órgãos.

Estão ainda sujeitas a outros tipos de fatores influentes, tais como fluxo da demanda, custo do dinheiro, alterações nas leis regulatórias, mudanças tributárias e variações na conjuntura financeira como um todo, vindonotabilizar a sua atuação, o seu planejamento estratégico e suas possibilidades de sucesso nos investimentos, conforme a estruturação do negócio e mercado.

Quanto à regulações que afetam diretamente as iniciativas de investimentos de longo prazo, as políticas econômicas empreendidas pelos governos nacionais (monetária, fiscal, cambial e de rendas) irão exercer uma forte influência nas...
tracking img