Estrutura de capitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios de Fixação - Análise e Investimento em Mercado de Capitais

Aula 1
Explique o funcionamento do mercado financeiro a partir do fluxo apresentado em aula.
O sistema financeiro promove a troca de recursos de poupadores para empreendedores, seja direta ou indiretamente através de sucessivas intermediações. As necessidades financeiras do empreendedor não coincidem em volumese prazos com as disponibilidades do emprestador. O sistema de intermediação financeira encarrega-se de promover, mediante determinada remuneração, o encontro de recursos de múltiplos poupadores com os de múltiplos empreendedores. Assim, o sistema financeiro viabiliza a compatibilização das necessidades de uns com as disponibilidades de outros.

Poupança é:
(X) parcela da renda não consumida
() uma aplicação financeira
( ) um produto garantido pelo Governo Federal
( ) um bem de capital
( ) um ativo financeiro

O que aconteceria com uma economia se não existisse a moeda?
Se não houvesse moeda, um facilitador de trocas legalmente aceito e de curso forçado estaríamos ainda se utilizando do escambo. Nesse caso não havia meio dessa sociedade evoluir, pois todas as trocas sóocorriam se houvesse uma dupla coincidência de desejos entre quem estava negociando. Outro problema do escambo era a divisibilidade entre as mercadorias; imagine se galinha valesse dois sacos de feijão e você só precisasse de um saco, como fazer? Matar a galinha e entregar metade? Notamos que todas as trocas eram arduamente negociadas e certamente ocorriam grandes injustiças. Neste caso a moeda é omecanismo que resolve a questão.

Analise como o Banco Central controla a oferta de moeda e conduz sua política monetária?
O Banco Central controla a oferta de moeda através das operações de mercado aberto, mudando o nível de reservas dos bancos ou a taxa de redesconto.

De que forma o Banco Central poderia utilizar os instrumentos de política monetária em caso de ter o objetivo de conter ainflação?
O Bacen dispõe de alguns instrumentos para conter a inflação. O principal deles é o controle da taxa de juros básica da economia, chamada de taxa Selic. Um aumento da taxa de juros ajuda a combater a inflação por meio de dois canais principais: demanda agregada e câmbio.
Um aumento da taxa de juros desestimula o investimento e o consumo. Diante de uma menor demanda, os preços tendem acair, o que reduz a inflação. Há também o canal do câmbio: um aumento da taxa de juros estimula a entrada de capital externo no país. Isso aumenta a oferta de divisas, o que faz com que seu preço caia. Visto de outra forma, a queda do preço das divisas corresponde a uma apreciação do real. Isso torna os produtos importados mais baratos, e limita a capacidade de reajuste de preços em reais dosprodutos exportáveis. Assim, pelo canal de câmbio, um aumento da taxa de juros também tem o impacto de reduzir a inflação.

Aula 2
O que é um sistema financeiro?
Denomina-se genericamente sistema financeiro como qualquer estrutura que tenha como objetivo descrever a circulação do dinheiro em determinada organização. O Sistema Financeiro engloba a obtenção de recursos e a sua aplicação.

Quais osproblemas causados pela falta ou mau funcionamento do sistema financeiro?
O mau funcionamento de um sistema financeiro pode provocar vários desajustes econômicos nos fluxos monetários, creditícios e cambiais do país, podendo acarretar os seguintes problemas, dentre outros: transferência de atividades econômicas próprias da iniciativa privada para o setor público, instabilidade do nível de preçosna economia, funcionamento insuficiente do mercado financeiro nacional, elevação do custo do dinheiro e descrédito público e desestímulo a poupança individual.

Quais as principais instituições do Sistema Financeiro Brasileiro? Explique a respectiva função de cada uma destas instituições.
Conselho Monetário Nacional: É o órgão máximo de todo o SFN e é formado pelo ministro da Fazenda,...
tracking img