Estrutura da personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURA DE PERSONALIDADE SEGUNDO FREUD



Segundo Freud a personalidade é composta por três grandes sistemas: o id, o ego e o superego.

Id- O id é a única fonte de toda energiapsíquica (libido). É de origem orgânica e hereditária. Apresenta a forma de instintos inconscientes que impulsionam o organismo. Há dois tipos de instintos: de vida, tais como a fome, sede e sexo; e os demorte, que apresentam a forma de agressão.

O id não tolera a tensão. Se o nível de tensão é elevado, age no sentido de descarregá-la. O princípio de redução de tensão, pela qual o id opera,chama-se princípio do prazer. O id, no entanto, não conhece a realidade objetiva, por isso não pode satisfazer as necessidades do organismo. Surge, então, o ego.

Ego- Existe porque são necessáriastransações apropriadas com o mundo objetivo da realidade. O ego opera pelo princípio da realidade.

Para realizar suas funções, isto é, procurar satisfazer objetivamente as necessidade do id, o egotem o controle de todas as funções cognitivas como perceber, pensar, planejar e decidir.

Superego- É o representante interno das normas e valores sociais que foram transmitidas pelos pais atravésdo sistema de castigos e recompensas imposto à criança.

Com a formação do superego, o controle dos pais é substituído pelo autocontrole. O superego nos pune (através do remorso, do sentimentode culpa) quando fazemos algo de errado, e também nos recompensa (sentimos satisfação, orgulho) quando fazemos algo meritório.

As principais funções do superego são: inibir os impulsos do id(principalmente os de natureza agressiva e sexual) e lutar pela perfeição.

De uma maneira geral, o id pode ser considerado o componente biológico da personalidade, o ego o componente psicológico e osuperego o componente social.

Os três sistemas da personalidade não devem ser considerados como manequins independentes que governam a personalidade.

Cada um deles tem suas funções...
tracking img