Estrutura cristalina dos metais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A relação entre homem, natureza e material é desarmônica. Ao longo da história a relação entre o homem e o seu meio foi item de fundamental importância na chamada luta pela sobrevivência. Atualmente,com o desenvolvimento das ciências e o processo de racionalização dos meios produtivos, as sociedades se preocupam em extrair da natureza as suas demandas de consumo.
Durante a Antigüidade, essarelação de dependência do homem com a natureza fundou muitas das crenças religiosas desse período.
A busca do homem por novos produtos e bens de consumo começou a evoluir no seu modo de vida, porém deforma descontrolada, é possível usufruir dos benefícios da natureza sem causar um impacto ambiental. O impacto ambiental é na verdade um desequilíbrio provocado pela ação do homem com o meio ambiente.ESTRUTURA CRISTALINA DOS METAIS
Os metais formam redes cristalinas onde os átomos estão dispostos em arranjos que se
repetem pela estrutura, chamados de células unitárias.
Para os metais, astrês principais células unitárias são:
• Cúbica de Corpo Centrado (CCC)
• Cúbica de Faces Centradas (CFC)
• Hexagonal Compacta (HC)

Imperfeições cristalinas
A presença de defeitos é responsávelpor uma série de características que regem as propriedades dos metais. O termo “defeito” refere-se a qualquer imperfeição que altere a periodicidade da rede cristalina. Os principais defeitosdividem-se em pontuais, lineares e planares.

Estes três tipos de defeitos resultam em deformações na rede cristalina, criando um campo de tensões ao seu redor que interagem entre si ou com outros tipos dedefeitos, tais como os defeitos lineares ou discordâncias.

Os principais tipos de defeitos pontuais são: Vacâncias, Átomos substitucionais, Átomos intersticiais.

Defeitos pontuais sãodeformações na rede cristalina, criando um campo de tensões ao seu redor que interagem entre si ou com outros tipos de defeitos, tais como os defeitos lineares ou discordâncias.

Discordâncias são defeitos...
tracking img