Estrutura cristalina ccc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURA CRISTALINA – CÚBICA DE CORPO CENTRADO (CCC)



1. Introdução
Primeiramente, faz-se necessário a elucidação do conceito abordado no presente estudo. Entende-se que no materialcristalino os átomos encontram-se posicionados repetidamente em um arranjo ao longo de grandes distâncias atômicas.
Ressalta-se que todos os metais, muitos materiais cerâmicos e alguns polímeros, formamestruturas cristalinas. As propriedades dos sólidos cristalinos dependem da estrutura cristalina de cada material. Como as estruturas cristalinas possuem um arranjo repetitivo ao longo de grandesdistâncias, é conveniente subdividir a estrutura em pequenas partes que se repetem, chamadas de células unitárias.
Não raras vezes, as células unitárias são paralelepípedos ou prismas com três conjuntos defaces paralelas. Um exemplo de estrutura cristalina é a cúbica de corpo centrado (CCC), sendo eles, metais como o cromo, o ferro e o tungstênio. Assim sendo o número de coordenação das estruturas serefere ao número de vizinhos mais próximos que cada átomo da estrutura possui, no caso do CCC, o número de coordenação é igual a 8. Outra característica é o fator de empacotamento (FEA), ou seja, a somados volumes das esferas de átomos que constituem a estrutura dividida pelo volume total da célula unitária, nesse caso, um cubo. Para o CCC, o fator de empacotamento é igual a 0,68, o que significaque 68% do espaço desse cubo, esta sendo ocupado pelos átomos. Outro exemplo é a estrutura cristalina é a cúbica de face centrada (CFC), materiais que possuem essa estrutura são o cobre, o alumínio,prata e ouro. O número de coordenação dessa estrutura é igual a 12 e seu fator de empacotamento é igual a 0,74.

[pic][pic]
Fig.1 Estrutura Cúbica de Faces Centradas Fig.2 Estrutura Cúbica de CorpoCentrado

2. Parte Experimental

Conforme estabelecido em sala de aula, foi confeccionado um modelo da estrutura cúbica de corpo centrado. Para isto utilizou-se: duas bolas de isopor com 4 cm de...
tracking img