Estrutura basica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARINGÁ (PR)
2013
Nas entidades atuais dois métodos de escrituração de contas são utilizados:
-Estrutura conceitual básica e
-Resolução 750/93 CFC
A primeira realiza uma hierarquização entre postulados, princípios e convenções, ou seja, ela é mais detalhada, mais abrangente sendo assim mais utilizada em grandes instituições onde há a necessidade de um maior detalhamento das contas.
Já asegunda resume todos seus conceitos em um único grupo: O dos Princípios. Ou seja, ela é mais simples e foi aprovada pela CFC com o objetivo de acompanhar a evolução da contabilidade na década passada sendo utilizada até os dias atuais.
Este método é muito utilizado pelos contadores em pequenas e médias empresas pela sua facilidade de compreensão não sendo necessário um grande detalhamento.

Vamosentender melhor sobre esses métodos nas explicações abaixo:
Estrutura conceitual básica:
Surgiu com a finalidade de propiciar aos contadores mecanismos que os direcionem no sentido de organizar o processo de geração de informações para atender as necessidades dos usuários.
Ela divide-se em Postulados, Princípios e Convenções.

Postulados
São os elementos vitais, básicos em que seestruturou toda a contabilidade atual. São as condições para o desenvolvimento da contabilidade.
Divide-se em Postulado da Entidade e da Continuidade.
Postulado da Entidade
Diz que a contabilidade de uma entidade não pode ser confundida com a contabilidade dos membros que a possuem. Ou seja, a escrituração de uma empresa (pessoa jurídica) tem que ser completamente separada da escrituração de seusproprietários (pessoa física).
Postulado da Continuidade
Diz que a empresa deve ser avaliada e escriturada na suposição de que a entidade nunca será extinta ou até que surjam fortes evidencias ao contrário.

Princípios
São as causas da qual algo procede. São as regras básicas que permitem uniformidade nos processos de escrituração, apuração dos resultados e apresentações dos processos contábeis. Osprincípios fundamentais da contabilidade representam a essência das doutrinas e teoria relativas a ciência da contabilidade, entendimento predominante nos universos científicos e profissional do nosso país.
São os princípios contábeis de acordo com a Estrutura conceitual básica da contabilidade:
1)Custo Histórico como base de valor
Diz que as aquisições de ativos deverão ser contabilizadospelo seu valor histórico, pelo seu valor de compra ou aquisição acrescidos de todos os gastos necessários para coloca-los em condições de gerar benefícios para a empresa, tanto por sua venda como por sua imobilização.

2)Realização da receita em confrontação com as despesas
Diz este princípio que as receitas realizadas no período devem ser confrontadas no mesmo período com as despesas que asgeraram. Isto é, para a apuração do resultado de um período deverão ser consideradas as receitas realizadas, diminuídas das despesas que foram sacrificadas para sua obtenção. Nesse processo existem os seguintes regimes de contabilização:
* Regime de caixa: Diz que as receitas e as despesas serão reconhecidas somente por ocasião dos seus recebimentos ou pagamentos. É utilizado basicamente porentidades sem fins lucrativos.
* Regime de competência: Diz que as receitas e despesas deverão ser computadas com base no fato gerador das mesmas, independentemente dos recebimentos ou pagamentos. Este é obrigatório para todas empresas que visem lucro.
* Regime misto: Trabalha com o regime de caixa para as receitas e com o regime de competência para as despesas. É utilizado por empresaspublicas.

3)Denominador monetário comum
Diz que a contabilidade deve ser feita em uma única moeda e que todos os itens devem ser avaliados por essa moeda. Assim uma divida contraída em dólares será controlada em dólares, mas na escrituração será expressa em reais.

Convenções
São restrições ou instrumentos que estabelecem parâmetros aos princípios da contabilidade com a finalidade de...
tracking img