Estrutu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estruturas Matriciais – Vantagens E Desvantagens Genéricas De Sua Adoção, E Sua Utilização Para Solucionar Uma Crise De Crescimento Em Uma Instituição Privada De Ensino Superior.

Laura Gallucci

Resumo: Abordada e adotada como novidade e como receita infalível de sucesso, tanto pelo meio acadêmico quanto pelo meio empresarial, em anos recentes, a estrutura matricial não pode ser enquadradaem nenhuma dessas categorias. Primeiro, porque data dos meados da década de 50, quando a indústria aeroespacial florescia nos USA; segundo, porque a opção por uma estrutura matricial irá se mostrar mais ou menos adequada a cada caso específico, dependendo do setor de atividade, do tipo de cultura e do ambiente competitivo em que a empresa atua, entre outros fatores. O principal objetivo deste textoé resgatar a importância das estruturas matriciais para empresas que necessitam de agilidade, compartilhamento de conhecimento e otimização das competências individuais de seus profissionais para poder responder às exigências de mercados cada vez mais competitivos e instáveis. O texto contém uma revisão da abordagem de diferentes autores sobre as principais vantagens e desvantagens que umaempresa pode obter ao implantar uma estrutura matricial. Na seqüência, relata-se e analisa-se, também sinteticamente, um caso real de implantação de estrutura matricial em uma instituição privada de ensino superior, apontando as dificuldades e os benefícios resultantes.



I. Introdução

O principal objetivo deste artigo é resgatar a importância das estruturas matriciais para empresas quenecessitam de agilidade, compartilhamento de conhecimento e otimização das competências individuais de seus profissionais para poder responder às exigências de mercados cada vez mais competitivos e instáveis. O artigo visa, também, por meio do relato de um caso real, fazer a ligação entre as conceituações teóricas sobre estruturas matriciais e a viabilidade de sua implementação nas empresas, cujosgestores têm que conviver com a realidade de uma cultura estabelecida (cuja mudança é, em geral, difícil, lenta e traumática para a empresa), com seus pontos fortes e fracos, competências e capacidades compartilhadas e individuais e com restrições de vários tipos – legais, ambientais, tecnológicas e, sobretudo, financeiras.

Para se atingir os objetivos propostos, foi realizada uma breve revisão daabordagem de diferentes autores, que seguem diferentes linhas de pensamentos e estudaram estruturas matriciais em diferentes épocas, sobre as vantagens e desvantagens que uma empresa pode esperar ao adotar uma estrutura matricial. Essa revisão é seguida pelo relato resumido de um caso real de implantação de estrutura matricial em uma instituição privada de ensino superior (IES); essa instituição, àépoca, enfrentava uma crise de gestão causada por seu crescimento acelerado e não previsto, e seus gestores buscaram, pela migração de uma estrutura funcional bastante tradicional para uma estrutura matricial, uma forma de solucionar seus problemas.


II. Origens históricas, abordagens, vantagens e desvantagens da Estrutura Matricial


II. 1. A visão de João Bosco Lodi

No início da décadade 70, Lodi (1970a) afirmava que estavam à disposição das empresas duas novas alternativas, no que dizia respeito a estruturas organizacionais: a estrutura matricial e a estrutura sistêmica. Especificamente com relação à estrutura matricial, Lodi reportava-se a suas origens e seus objetivos da seguinte forma:

“O desenho de uma estrutura matricial foi desenvolvido no início daindústria aeroespacial há pouco mais de cinco anos. As novas condições surgidas pelas mudanças levaram à criação de novas relações entre os conceitos e princípios de organização. Uma organização matricial foi criada com a finalidade de estabelecer um sistema adaptável de recursos e procedimentos para atingir objetivos de projeto”. (Lodi, 1970b, p. 159).

O autor afirmava que o conceito da...
tracking img