Estrut Metalic Trabalh

736 palavras 3 páginas
TRABALHO
ESTRUTURAS METÁLICAS

Campos dos Goytacazes
ABRIL/2014

1. O carbono aumenta a resistência do aço. Por que durante o processo de fabricação do aço remove-se uma certa quantidade de carbono do ferro fundido?
R: O carbono aumenta a resistência do aço, porém o torna mais duro e frágil. O teor de carbono do aço pode ariar desde 0% até 1,7% e o ferro fundido contém 1,8% a 45% de carbono, havendo deste modo necessidade de retirar o excesso do mesmo para o aço não tornar-se tão frágil.

2. Quais os objetivos de adicionar elementos de liga (cobre, manganês, molibdênio, etc.) aos aços-carbono para compor os aços de baixa liga?
R: Melhorar algumas das propriedades mecânicas, podendo obter resistência elevada com teor de carbono de ordem de 0,20%, o que permite a soldagem dos aços sem preocupações especiais.

3. Explique o que é ductilidade e qual a importância desta característica do aço em sua utilização em estruturas.

R: Denomina-se ductilidade a capacidade de o material se deformar sob a ação das cargas e tem importância porque conduz mecanismos de ruptura acompanhados de grandes deformações que fornecem avisos da atuação de cargas elevadas.

4. Uma haste de aço sujeita a cargas cíclicas tem sua resistência determinada por fadiga. Comente as providências propostas no sentido de aumentar a resistência da peça:
- Aumentar as dimensões transversais da haste;

R:

- Mudar o tipo de aço para outro mais resistente;

R:

- Mudar o detalhe de solda para atenuar o efeito de concentração de tensões.

R:

5. Quais os procedimentos de proteção da estrutura de aço contra corrosão?
R: É usualmente feita por pintura ou por galvanização. A pintura, em geral, as peças metálicas recebem uma ou duas demãos de tinta de fundo (primer) após a limpeza e antes de se iniciar a fabricação em oficina, e posteriormente são aplicadas uma ou duas demãos de tinta de acabamento. A galvanização consiste na adição, por imersão, de uma camada de zinco às

Relacionados