Estresse e gastrite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SINGULARIDADES, SUBJETIVIDADES E CONVERGÊNCIAS
NA RELAÇÃO ESTRESSE E GASTRITE


RESUMO

O objetivo desta pesquisa é analisar a relação do estresse contínuo com a presença das lesões gástricas, já que diversas pessoas buscam tratamento médico e obtém o diagnóstico de gastrite, por ocorrência do excesso de ácido gástrico, além disso, muitas delas relacionam o aparecimento dessa doença aoestresse em suas vidas. Assim, procura-se conhecer os principais motivos e as características subjetivas desses indivíduos, o que permitirá uma melhor compreensão sobre o assunto. Para tanto, foram testados e entrevistados seis pacientes em tratamento de gastrite, que tiveram a garantia da manutenção do anonimato. Os dados foram coletados a partir do Inventário de Sintomas de Stress para Adultos deLipp – ISSL, de Marilda Emmanoel Novaes Lipp, com a finalidade de diagnóstico. Posteriormente foi realizada uma entrevista investigativa de devolução semiestruturada. Os dados foram interpretados pela análise de conteúdo. Fatores como trabalho, diminuição da libido, dificuldades para dormir e manter o sono e, especialmente, problemas nas relações sociais mostraram-se presentes nos entrevistados.Esses fatores, divididos em categorias, permitiram observar uma estreita relação de causa e efeito entre eles e o estresse.

Palavras-chave: Estresse. Gastrite. Psicossomática. Trabalho. Família.

1 INTRODUÇÃO

Segundo Paulo (2003), a Organização das Nações Unidas define o estresse como “A doença do século XX”, enquanto a Organização Mundial de Saúde o classifica como epidemia global. Oautor aponta que 80% dos acidentes de trabalho, nos Estados Unidos, estão relacionados com o estresse, já no Brasil, especificamente, no estado de São Paulo, os transtornos da ansiedade afetam 18% dos habitantes. Além disso, Pelletier (1984, apud ROSSI, PERREWÉ E SAUTER, 2005, p. 9) estima que “[...] de 50 a 80% de todas as doenças têm fundo psicossomático ou estão relacionadas ao nível de stress.”Dados como esses evidenciam a disseminação dessa doença na sociedade. Ademais, por fazer parte do dia a dia, o estresse é um problema que não pode ser ignorado. Como não se faz possível eliminá-lo, é preciso saber lidar com ele e procurar minimizar seus efeitos negativos.
Nesse contexto, o presente trabalho surge com o objetivo de analisar a relação do estresse contínuo com a presença das lesõesgástricas e os problemas que essa doença acarreta no sistema gastrintestinal, especificamente na gastrite, já que muitas pessoas relacionam o aparecimento da gastrite com o estresse de suas vidas, como pressões no ambiente de trabalho, divórcios, sobrecarga pessoal, luto e perdas, entre outras situações, ocasionando, assim, diversos comprometimentos e comportamentos psicossociais que resultam embaixo nível de satisfação, autoestima, desmotivação e sensação de insegurança que podem ocasionar estresse.
A motivação para a escolha desse tema é a curiosidade sobre o aparecimento de gastrite, em especial, por ser chamada popularmente de gastrite nervosa, demonstrando a ligação com aspectos emocionais. Assim, busca-se, com a pesquisa, provar que o estresse e a gastrite podem estarrelacionados, como o diz o senso comum. E desse modo, conhecer e estudar os principais motivos que levam a esse quadro e as características subjetivas destes indivíduos, além de verificar o fator de maior influência no aparecimento do estresse e identificar se o estresse origina a gastrite ou a gastrite provoca o estresse.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. ESTRESSE

Conforme Paulo (2003, s.p.), apalavra estresse vem do inglês “stress” e pode ser definida como “Ação inespecífica dos agentes e influências nocivas que causam reações típicas do organismo.” Ou ainda, na definição de Carvalho (2003, s.p.), “[...] esforço de adaptação do organismo para enfrentar situações que considere ameaçadoras a sua vida e a seu equilíbrio interno.”
Inicialmente esse termo era usado entre físicos para...
tracking img