Estresse infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
STRESS INFANTIL: AGENTES ESTRESSORES

CHILDHOOD STRESS: AGENTSSTRESSORS

¹MATOS, Sabrina Faria; CONCEIÇÃO, Taís Cristina; ARRUDA, Ana Maria; CORNÉLIO, AMANDA; ²CARVALHO, Ester Luisa Leite.

1Discente do Curso de Psicologia - Faculdades Integradas de Ourinhos - FIO/FEMM
2Docente do Curso de Psicologia - Faculdades Integradas de Ourinhos - FIO/FEMM



RESUMO

Este trabalho objetivouidentificar quais os agentes estressores mais comuns na criança na idade de sete e oito anos, e se os agentes estressores estão mais presentes em meninos ou em meninas. A pesquisa foi feita em duas escolas, sendo uma da rede publica e outra da rede particular de ensino. A amostra foi constituída de cinqüenta crianças, sendo vinte e cinco do sexo masculino e vinte e cinco do sexo feminino, com idadeentre sete e oito anos, de escola publica de ensino fundamental e uma de escola particular da cidade de Ourinhos-Sp. A coleta de dados foi através de uma entrevista estruturada, o roteiro foi dividido em categorias escola, amigos e família. Os dados dos alunos da escola particular foram colhidos da mesma forma. Apos a análise dos resultados obtidos concluiu-se que através da literatura e dasentrevistas as crianças da escola particular é comum a associação do estresse infantil com atividades extra curriculares (inglês, informática, praticas esportivas, etc ). E nas crianças da escola publica que o estresse infantil vem da família (separação dos pais, situação financeira, condição de moradia, etc).

Palavras- chave: Estresse infantil; Escola; Família.

ABSTRACT

This study aimedto identify the most common stressors in the childat the age of seven and eight years, and if the stressors are more common in boys or girls. The survey was conducted in two schools, with a network of public and other private schools. The sample consisted of fifty children, twenty and five male and twenty-fivefemales, aged between seven and eight years of public schoolelementary school and a privateschool in the town of Ourimbah-Sp.Data collection was through a structured interview, the script wasdivided into categories school, friends and family. The data fromprivate school children were collected in the same way. Afteranalyzing the results obtained it was concluded that through literature and interviews of children in private schools is common the association of childhoodstress with extra-curricular activities(English, computer, sports practices, etc.). And the children ofpublic school children that stress comes from the family (parents' divorce, financial situation, living conditions, etc.).

Keywords: Stress child; School; Family.





INTRODUÇÃO

Um dos problemas mais comuns que o ser humano enfrenta é o estresse. Todos já o experimentaram, mas poucos o compreenderamou reconhecem o impacto que ele pode ter no corpo (LIPP, 1990). Segundo a mesma autora o estresse é um conjunto de reações que o organismo emite quando é exposto a qualquer estímulo que o excite, irrite, amedronte ou o faça muito feliz, o estresse pode ocorrer no campo psicológico, físico ou em ambos. Os sintomas físicos mais freqüentes são dores de cabeça, dor de barriga, náuseas,hiperatividade, enurese noturna, gagueira, tensão muscular, ranger dos dentes, dificuldades para respirar, distúrbio do sono, etc. Os sintomas psicológicos são ansiedade, terror noturno, pesadelos, dificuldades nas relações interpessoais, desanimo, insegurança, agressividade, choro em demasia, birra e medo excessivo.
Tem se observado um grande índice de estresse em criança, relacionado com conflito entrefamília e seu relacionamento escolar. A trajetória, entre família e escola para a criança são inevitáveis e nem sempre este é um percurso fácil, porque as crianças de hoje estão assumindo cada vez mais cedo responsabilidades com horários a cumprir, bem como um excesso de atividades extra -classe. A disputa por melhor produção nestas atividades e a ausência dos pais em casa, causa estresse,...
tracking img