Estresse infantil: estudo da realidade atual em termos de diagnóstico, tratamento e prognóstico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

1.1 Justificativa

O autor acredita que o estresse infantil é um tema pertinente à formação do profissional de Psicologia, por tratar-se de uma realidade presente no desenvolvimento humano. Assim, considera-se oportuno investigar essa realidade e suas implicações nas primeiras fases do desenvolvimento do indivíduo.
A exploração do tema e, por consequência,o desenvolvimento do presente trabalho pode contribuir para uma formação profissional que dê a merecida atenção ao estresse infantil, pelo menos na mesma proporção que se dá quando o assunto é o estresse em adultos. Este estudo poderá ser útil tanto no exercício clínico de profissionais na área de saúde como também nas atividades de informações preventivas de esclarecimento sobre o tema àpopulação em geral. Pode-se considerar ainda uma possível economia aos cofres públicos, uma vez que as informações poderão contribuir para esclarecimentos e atividades preventivas quanto a esse problema de saúde pública, buscando aprimorar alternativas de otimização da qualidade de vida da população.
Ito, Teicher e Glod (1993) apud Lucarelli (1999), retratam através de pesquisa alto índice derelação entre o estresse excessivo na infância e disfunção do sistema límbico em adultos, assim como alterações do EEG e anomalias neurobiológicas consideradas alterações irreversíveis. Fizeram parte desta pesquisa grupos de adultos que na infância estiveram envoltos em situações estressoras prolongadas principalmente relacionadas a abusos sexuais, físicos e psicológicos.
Edwin (l993), Pfeffer(l996) apud Lipp (2002) enfatizam que o estresse excessivo na infância pode ter consequência dramática na vida adulta como, por exemplo, o favorecimento a formação de indivíduos sociopatas. Pode-se então, compreender a importância deste estudo para a sociedade, pois certamente conforme os autores advertem, crianças e adultos vulneráveis a tensões formam uma sociedade frágil comprometida em termos desaúde mental e física.

1.2 Objetivo geral
Verificar, a partir da exploração bibliográfica, os nuances, em termos de diagnóstico, tratamento e prognóstico do estresse presente em crianças.

1.3 Objetivos específicos
Verificar as possíveis influências sócio-econômicas e culturais para o acometimento de estresse em crianças.
Verificar o posicionamento da abordagemcognitiva comportamental no que se refere ao diagnóstico, tratamento e prognóstico do estresse infantil.

2 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Ao se falar de criança precisa-se para fins didáticos, fazer uma série de considerações conceituais levando em contas as diferentes teorias de personalidade e desenvolvimento humano. Contudo o presente autor não pretende se estender, tão pouco seaprofundar nessas teorias, mesmo porque não é esse o objetivo aqui proposto, mas precisamos considerar que se torna indispensável fazer ao menos uma reflexão prévia sobre as principais teorias da personalidade e suas propostas quanto ao desenvolvimento humano.
Conforme esclarecem Papalia e Olds (2000), o ser humano recém nascido é uma criança e assim é considerado por várias etapas de seudesenvolvimento, adquirindo e aperfeiçoando um vasto repertório de habilidades, as transformações físicas e psíquicas são consideráveis, quando por volta de seus 12 ou 13 anos deixam de ser criança passando a fazer parte do mundo dos adolescentes.
Para efeito do presente trabalho considerar-se-á criança o ser humano desde o seu nascimento até seus 12 ou 13 anos de idade, e para melhor compreenderessa criança dividir-se-á esse período segundo as autoras em primeira infância; nascimento até três anos, segunda infância; dos três até seis anos e terceira infância seis anos até 12 anos de idade
Papalia e Olds (2002) evidenciam várias teorias da personalidade que se posicionam nas mais diferentes formas sobre o desenvolvimento humano, ver-se-á a seguir essas teorias.
A...
tracking img