Estresse em docentes enfermeiros do curso de enfermagem do centro universitário do leste de minas gerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRESSE EM DOCENTES ENFERMEIROS DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS





Lídia Pereira Gomes
Pós-graduanda em Enfermagem do Trabalho
E-mail:

Regina Aparecida de Oliveira
Pós-graduanda em Enfermagem do Trabalho
E-mail:

Orcione Aparecida Vieira Pereira
Socióloga. Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade.
E-mail: orcionep@hotmail.com

RESUMOEste estudo procurou analisar a prevalência do estresse nos docentes enfermeiros que constam no quadro efetivo de professores do curso de Enfermagem do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG). Tratou-se de uma pesquisa transversal, descritiva com abordagem quantitativa, onde foram entrevistados 22 docentes enfermeiros, desenvolvida no período compreendido entre os meses defevereiro a maio do ano de 2008. Constatou-se que todos os docentes quando indagados sobre sinais e sintomas de estresse apresentaram respostas parecidas com as contidas na literatura. Acredita-se que as atividades desenvolvidas pelos profissionais em seu ambiente de trabalho contribuem para a presença de estresse, o que leva refletir sobre a importância de se desenvolver na instituição ações queminimizem os sinais e sintomas, através de um serviço de saúde interdisciplinar que possa assistir o trabalhador para que não haja prejuízo de sua saúde e nem o comprometimento de suas atividades laborais.

Palavras-chave:estresse, docentes, enfermeiros.






INTRODUÇÃO


O trabalho é uma das fontes de satisfação nas diversas necessidades humanas, como a auto-realização,sobrevivência e manutenção de relações interpessoais. Entretanto, pode ser fonte de adoecimento, quando possui fatores de risco para a saúde e o trabalhador não consegue se proteger destes riscos (MURTA e TRÓCCOLI, 2004).
São vários os fatores de risco – físicos, biológicos, químicos e psicológicos – que podem causar doenças ocupacionais, sendo uma delas o estresse, entendido como os sintomasproduzidos pelo organismo em resposta à tensão crescente, sendo também uma combinação de sensações físicas, mentais e emocionais que resultam das pressões, preocupações, ansiedade e emoções (LIPP e ROCHA, 1996).
Por esta razão, atenção especial tem sido dada aos problemas resultantes do exercício profissional do trabalhador de saúde, em especial o enfermeiro, devido à natureza e àscaracterísticas do trabalho de Enfermagem. Esta categoria abrange várias áreas de atuação como coordenação, assistência, pesquisa, docência, dentre outros. (STACCIARINI e TRÓCCOLI, 2001).
Segundo Contaifer et al., (2003) no ambiente acadêmico, situações estressantes prejudicam o desempenho e a saúde do docente. Sabe-se que a docência é uma atividade intelectual que exige do profissional umaconstante busca do saber. Além disso, o docente de enfermagem, em sua maioria, também trabalha como enfermeiro, o que o torna mais suscetível ao estresse pela característica de sua profissão, que muitas vezes lida com situações extremas como a vida e a morte no seu dia a dia de trabalho (CHRISTOFORO e WAIDMAN, 2002).
Assim sendo, o estudo da manifestação do estresse ocupacional, entreenfermeiros pode ajudar a compreender melhor e a explicar alguns dos problemas enfrentados pela profissão (STACCIARINI e TRÓCOLI, 2001). Diante disso, esta pesquisa é relevante, pois envolve qualidade de vida do profissional docente enfermeiro.
Neste sentido, esta pesquisa procura analisar a prevalência do estresse nos docentes enfermeiros que constam no quadro efetivo de professores docurso de Enfermagem do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – Unileste-MG.




METODOLOGIA


Tratou-se de uma pesquisa transversal, descritiva com abordagem quantitativa. A pesquisa foi desenvolvida no período compreendido entre fevereiro a maio do ano de 2008.
Foi levantado o total de 78 docentes do curso de enfermagem no segundo semestre de 2007, sendo que 56...
tracking img