Estratégia emergente consumo sustental

8560 palavras 35 páginas
Estratégias emergentes de design em produção e consumo sustentável de têxteis e roupas.
Kirsi Niinimäki a,*, Lotta Hassi b a Aalto University School of Art and Design, Design Department, Design Research, PO BOX 31000, FI-00076 Aalto, Finland b Aalto University School of Science and Technology, Finland

Journal of Cleaner Production (journal homepage: www.elsevier.com/locate/jclepro) article info
Article history:
Received 29 June 2010
Received in revised form
27 April 2011
Accepted 29 April 2011
Available online 7 May 2011

resumo
Este estudo contribui para o conhecimento atual da sustentabilidade na produção e consumo de têxteis e vestimentas. Quando a indústria Têxtil e de Vestuário tem como objetivo promover a sustentabilidade, os principais fatores de mudança têm sido ligados aos materiais ecológicos e às questões de produção ética.
Atualmente, no entanto, os modelos de negócios estão principalmente ligados a um grande volume de vendas e produção. Embora o desenvolvimento das indústrias tenha mudado em favor de um impacto ambiental menor, a produção, assim como o consumo aumentaram para níveis onde os benefícios do desenvolvimento tecnológico se tornaram reduzidos. Uma mudança assim é necessária para alcançar uma transformação sistêmica, não apenas na produção, mas também no consumo. O objetivo deste trabalho é abrir a discussão sobre as oportunidades de mudanças radicais nesta indústria. O artigo apresenta caminhos para repensar e fazer o redesign dos negócios, no campo dos têxteis e da vestimenta, ao oferecer uma visão geral de várias estratégias de design que existem hoje neste nicho de mercado. Além disso, avaliamos o quão interessados os consumidores estão nestas estratégias e discutimos quais as oportunidades que essas abordagens de design oferecem para o desenvolvimento sustentável através da criação de novos valores.
Palavras chave: Indústria têxtil; estratégias de design sustentável; criação de valor; inovação estratégica

Relacionados

  • Teoria da administracao
    4661 palavras | 19 páginas
  • historia
    88319 palavras | 354 páginas