3.1 Estratificação social e desigualdade

Divisão da sociedade em camadas (estrato: conjunto de pessoas que detêm o mesmo ‘status’ ou posição social). Os ocupantes dos estratos sociais têm acessodesigual a oportunidades sociais e recompensas (Dias, 2005, p. 154).

Todas as sociedades possuem desigualdades. A desigualdade social descreve uma condição na qual os membros de uma sociedadepossuem quantias diferentes de riqueza, prestígio ou poder. Os estratos sociais se sobrepõem socialmente numa relação de hierarquia.

A utopia da igualdade a ser concretizada está na obtenção de direitosiguais a todos, independentemente de sua condição social, sexual, de raça, de etnia, etc. O atendimento das necessidades básicas – alimentação, moradia, saúde, bem-estar social, etc. – deve integraros direitos fundamentais da existência humana.

Quando se diz “sociedade igualitária” está a se referir à igualdade de oportunidades que devem ter todos os indivíduos de determinada sociedade, semdiscriminação de nenhuma espécie. Isso porque os homens (e mulheres e crianças) têm naturalmente diferenças em ralação aos outros (idade, sexo, força, resistência, velocidade, acuidade visual eauditiva, inteligência, beleza, etc.). É impossível uma sociedade de pessoas iguais.

As diferenças entre os homens permitirão que, ao longo de suas vidas, de acordo com a capacidade e a habilidade detrabalhar com aquilo que possui de melhor, avancem em termos de suprimento de suas necessidades, as quais, além de básicas compreenderão outras, de cunho estético ou artístico, por exemplo. Assim sempreexistirá um grau de diferenciação social que formará camadas sociais hierarquizadas (e as pessoas, por seus gostos e trabalho, sempre irão se identificar com determinado grupo de pessoas e não outro).As sociedades se tornam estratificadas por vários fatores, dentre os principais: a competição, o conflito, a divisão do trabalho e a especialização. Em menor grau, mas não menos importantes, estão... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Estratificação social. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estratifica%C3%A7%C3%A3o-Social/215557.html

MLA

"Estratificação social" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estratifica%C3%A7%C3%A3o-Social/215557.html>.

MLA 7

"Estratificação social." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estratifica%C3%A7%C3%A3o-Social/215557.html>.

CHICAGO

"Estratificação social." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estratifica%C3%A7%C3%A3o-Social/215557.html.