Estratetificação e mobilidade social nas organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumario

Introdução 04

1 Apresentação do Tema de Pesquisa 05
Estratificação e Mobilidade Social
2 Conclusão 09
3 Referências Bibliográficas 10










Introdução

O Objetivo deste trabalho é comentar a partir da análise de sites e livros as desigualdades e da mobilidade relacionadas à estrutura de classes sociais dentro das organizações, pois dostempos mais antigos até os atuais a desigualdade social quanto á mobilidade existem e sempre existiram devido à cultura das grandes sociedades.
Portanto, podemos perceber a desigualdades das pessoas nas organizações a partir das divisões de trabalho ou, da estrutura de classes da sociedade. As desigualdades podem ser observadas a partir da distância que separa diferentes grupos de classe em termosdas condições de vida disponíveis, quanto maior for esta distância maior será a desigualdade.
Para verificar se houve mudança ou não nos níveis de desigualdade de condições entre classes sociais é necessário comparar a distribuição de condições de vida entre grupos de classes em diferentes momentos.

A estratificação e Mobilidade Social nas Organizações

Ao falarmos de estratificação emobilidade Social, estamos observando a existência de diferenças, de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade. No qual indica a existência de grupos de pessoas que ocupam posições diferentes.

A estratificação social é a separação da sociedade em grupos de indivíduos que apresentam características parecidas, como por exemplo: negros, brancos, católicos, protestantes, homem, mulher,pobres, ricos, etc. A estratificação é fruto das desigualdades sociais, ou seja, existe estratificação porque existem desigualdades. Podemos perceber a desigualdade em diversas áreas, podemos citar três tipos como os principais:

* Estratificação econômica;
Indivíduos que possuem bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situações intermediárias;
* Estratificaçãopolítica;
Baseada na situação de mando na sociedade (grupos que possuem bens e grupos que não possuem);
* Estratificação profissional;
Baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade valorizamos muito mais a profissão de níveis superiores e desvalorizamos um operário da construção civil.

Mobilidade Social, entende-se toda apassagem de um indivíduo ou de um grupo de uma posição social para outra, dentro de uma constelação de grupos
E de status sociais. Umas das características fundamentais que distingue nossa sociedade das antigas é a possibilidade de mobilidade social.

Diferentemente da sociedade medieval, na qual quem nascesse servo morreria servo, não tendo a possibilidade de lutar por direitos e pelaoportunidade de mudar de classe, na sociedade ocidental contemporânea, por exemplo, isso já é possível, e a mobilidade social se dá especialmente como conseqüência dos investimentos na educação e na formação e capacitação para o trabalho, que podem vir tanto do Estado quanto da própria iniciativa social. Em muitas ocasiões, a mobilidade social pode ser reivindicada por meio de movimentos sociais que,em sua maioria, reivindicam legitimidade diante da posição marginal de poder em que se encontram na sociedade.

Só existe estratificação social por que ainda existe desigualdade entre os homens, gerando assim a exclusão do indivíduo da sociedade de modo geral.
Com a exclusão desse indivíduo, forma-se mais um ser humano sem forças para lutar pelos seus direitos, desde muitos anos amparados pelaDeclaração Universal dos Direitos Humanos.
.
A estratificação social pode ser feita através de:
1) Castas compostas de um número muito grande de grupos hereditários. Os papéis das pessoas na sociedade são determinados por sua ascendência. Esse é um modelo de estratificação que não apresenta nenhuma possibilidade de mudança de posição social, por isso é chamado de fechado, pois a pessoa...
tracking img