Estrategias de crescimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA: ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO
Prof. Michelle Castro Carrijo


Dentre essas estratégias, a empresa pode identificar oportunidades para crescer com seus negócios atuais (crescimento intensivo). A segunda é identificar oportunidades para comprar outros negócios relacionados com os atuais (crescimento integrado). O terceiro é identificar oportunidades para acrescentar negócios atraentes nãorelacionados com os atuais (crescimento diversificado).


Principais Oportunidades de Crescimento
[pic]


CRESCIMENTO INTENSIVO:


No que tange ao crescimento intensivo, a empresa tem as seguintes alternativas:

• Estratégia de penetração de mercado: estimular os consumidores atuais a comprarem maiores quantidades de produtos, realizando comunicações e divulgando os benefícios dos produtos,atrair consumidores dos concorrentes, estimulando a mudança de marcas e converter não usuários em usuários.
• Estratégias de desenvolvimento de mercado: novos mercados para os produtos que possui, sejam novos grupos de clientes potenciais em sua área de atuação, outros canais de distribuição em seus mercados atuais ou expandir sua área de atuação para outras regiões ainda não exploradas.
•Estratégias de desenvolvimento de produto: novos produtos para os mercados em que ela já atua, podendo criar modelos diferentes, níveis de qualidade diferenciados, versões ou inovações.



CRESCIMENTO INTEGRADO


Caso as estratégias de penetração não sejam suficientes para alavancar as vendas da empresa, ela pode optar por crescer por meio de integrações.

• Na integração horizontal, envolve ocrescimento através da aquisição de empresas concorrentes numa mesma linha de negócios. É adotada num esforço para aumentar seu porte, vendas, lucros e participação potencial no mercado de uma organização.


A integração horizontal possui algumas vantagens em relação ao crescimento interno das empresas, as quais pode-se destacar que: uma fábrica pode ser adquirida a um custo menor do que oincidido para reproduzi-la, como também uma posição de mercado valiosa pode ser obtida, o que poderia levar anos para ser alcançado sem a aquisição e principalmente, com a aquisição pode-se adquirir os serviços de uma equipe de gerentes e uma força de trabalho tecnicamente experiente. Exemplos: Nestlé (Garoto), Itaú (Unibanco), Perdigão (Sadia);




• Na integração vertical, envolve ocrescimento através da aquisição de outras organizações em vários estágios da cadeia de produção, podendo incluir fontes de suprimento de insumos, ou na direção dos consumidores finais. A integração vertical é usada para obter maior controle sobre uma linha de negócios e aumentar os lucros através de maior eficiência, ou melhor esforço de vendas.

Principais fatores que estimulam a integraçãovertical:
– Segurança quanto a suprimento e escoamento;
– Redução de custos;
– Apropriação de lucro;
– Proximidade com o cliente;
– Aceleração de mudanças tecnológicas;
– Sinergia;
– Simplificação tecnológica;
– Laços técnicos e econômicos;
– Complementaridade;


Principais fatores restritivos a uma integração vertical que podem acarretar emdesvantagens futuras à empresa:

– A perda de flexibilidade;
– O aumento de custos;
– Vinculação a um tipo de matéria-prima;
– Novo padrão competitivo ao entrar em um novo segmento da sua indústria




CRESCIMENTO DIVERSIFICADO:

Pode ocorrer de duas formas principais:

• Diversificação concêntrica: é a estratégia em que a empresa procura por novos produtos ouoportunidades que tenham sinergias em termos de tecnologia e marketing com os produtos atuais, mesmo que esses produtos venham a atender necessidades de clientes diferentes. Ou seja, aproveitando-se da mesma tecnologia e força de venda, diversifica-se a linha de produtos.


• Diversificação conglomerada: essa é a situação na qual a empresa procura ou desenvolve novos negócios que não estão...
tracking img