ESTRATEGIAS BIOCLIMATICAS PORTO ALEGRE Copia

687 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA

"ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS PARA O CLIMA DA CIDADE EM ESTUDO".

Professora Cintia Gusson Etges

Nomes: Luara da Cunha Abreu; MariaPia Assis Brasil.

Porto Alegre,16 de Março de 2015.

Introdução

PORTO ALEGRE

Média das temperatura máximas e mínimas mensais

Temperatura média: 18,8ºC
Temperatura do mês mais quente: 24,5ºC
Temperatura do mês mais frio: 13,2ºC
Média janeiro: 19º a 30ºC
Média julho: 8º a 18ºC
Média de geadas: de 3 a 5 geadas
Temperaturas absolutas: -4ºC* a 39ºC
Precipitação anual: 1343 mm
Umidade anual: 76%

Clima

O clima de Porto Alegre é classificado como subtropical úmido , tendo como característica marcante a grande variabilidade. A presença da grande massa de água do lago Guaíba contribui para elevar as taxas de umidade atmosférica e modificar as condições climáticas locais, com a formação de microclimas. O contínuo processo de cobertura da superfície do terreno por edificações e calçamento também gera microclimas específicos, observando-se até 4°C de variação térmica nas diferentes regiões da cidade.

Índice pluviométrico e umidade mensal e anual.

Precipitação: gráfico com o comportamento médios das chuvas em Porto Alegre. O inverno e a primaveira são os períodos mais chuvosos na capital. O mês de setembro é considerado o mais chuvoso, por isso o menos indicado para se visitar Porto Alegre

Existe uma pluviosidade significativa ao longo do ano. Mesmo o mês mais seco ainda assim tem muita pluviosidade. Segundo a Köppen e Geiger o clima é classificado como Cfa. Em Porto Alegre a temperatura média é 19.5 °C. Pluviosidade média anual de 1397 mm.
As chuvas são bem distribuídas, com a média anual permanecendo em torno de 1 300 milímetros. Os meses com maior média pluviométrica são setembro (142 mm) e junho (138 mm), e os menores são maio (90 mm) e abril (77 mm).

O gráficomostra a umidade média em Porto Alegre, queaumenta nos meses mais frios, devido a entrada

Relacionados