Estrategia no processo de recrutamento e selecção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Superior de Economia e Gestão












Estratégia no Processo de Recrutamento e Selecção
Estratégia e Gestão de Recursos Humanos
Professor Jorge Filipe da Silva Gomes



GRUPO
Carlos Soares, Constança Figueiredo, Mariana Rovisco e Pedro Cristovão




Índice
1) Introdução
2) Recrutamento
3) Seleção de Pessoal
4) Métodos e Técnicas deSeleção – procedimentos
a) Validade preditiva dos vários métodos de seleção
b) Formas, métodos, técnicas de seleção
i) Inteligência Emocional
5) Entrevista
6) Entrevistas estruturadas na Estratégia
7) A Importância da Globalização no Processo Selectivo
8) Objecto Empírico
9) Conclusão
10) Bibliografia
11) Anexos


3
4
7
7
8
8
9
10
12
15
19
25
26
27
12)

​Introdução​O presente trabalho está inserido na unidade curricular de Estratégia e Gestão de Recursos Humanos, referente ao Mestrado de GRH. O tema principal do mesmo está relacionado com o impacto que a Estratégia possui, no processo de Recrutamento e Selecção de candidatos, nas empresas.
​No contexto empresarial actual, onde reside a incerteza e a volatilidade nos mercados é de relevância acrescida que asempresas sejam rigorosas, ambiciosas, mas, acima de tudo, estrategicamente bem definidas. Devido à forte concorrência que existe nos diversos sectores, cabe a cada uma das empresas ponderar quais são os seus factores críticos, tendo em vista a diferenciação e o alcance de vantagens competitivas. Estes devem ser raros(não acessiveis a todos os competidores), inimitáveis(é dificil replicar),valiosos(possibilidade de lucro, a partir da sua exploração) e insubsituiveis(únicos, ou que nada os subsitua). Apesar dos avanços tecnológicos das últimas décadas, e da acessibilidade aos mesmos, por parte das empresas, as pessoas e o conhecimento que estas adquirem ( capital humano), baseado quer em experiências e em formação, quer no processo de socialização, são vistos, cada vez mais, comopontos-chave, na estratégia das empresas, e respectiva diferenciação/alcance do sucesso.
​Ao assumir que o capital humano pode ser uma fonte de vantagem competitiva, estamos a assumir que a GRH não é apenas um parceiro relevante para a definição e implementação da estratégia da empresa, esta é também geradora de capacidades estratégicas e criadora de empresas muito mais inteligentes e flexíveis.
​Numaperspetiva estratégica da GRH, é muito importante saber em que grau as actividades de recrutamento podem ser uma fonte de vantagem competitiva sustentável.
​A aquisição e a manutenção de vantagens competitivas no atual ambiente de mudanças constantes têm obrigado as empresas a uma revisão dos seus parâmetros de gestão. A principal questão reside no fato de que deve haver consciência de que aparticipação e o envolvimento das pessoas com os objetivos organizacionais representam um diferencial competitivo estratégico. O recrutamento e a seleção de pessoas, têm papel importante nisso, pois tem como objetivo trazer para a organização àqueles que mais facilmente se envolverão efetivamente com os objetivos organizacionais.
​Seguidamente, no corpo do trabalho, o grupo tem como objectivo analisar,dentro da GRH, e mais concretamente na matéria do Recrutamento e Selecção, qual o papel que a estratégia possui na definição dos objectivos e posição das empresas, e como varia entre sectores, através do objecto empirico. No nosso caso, a comparação existe entre o sector bancário e informático.

​Recrutamento
​De um modo geral, poder-se-á dizer que o Recrutamento é um conjunto deprocedimentos que tem por objetivo localizar, identificar e atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar determinado cargo dentro da organização, e é feito a partir das necessidades presentes e futuras de Recursos Humanos da organização
Recrutamento pode ser definido como “o conjunto de actividades levadas a cabo por uma organização com o objectivo fundamental de identificar um grupo...
tracking img