Estrategia de precos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO Todas as empresas, com ou sem fins lucrativos, estabelecem um preço para seus produtos. Mas como estabelecer este preço? Quais os fatores que influenciam no estabelecimento do preço?. De forma provisória, pode-se dizer que as empresas têm a possibilidade de fixar seus preços de acordo com os fatores que influem no preço. Sendo estes: o custo, a demanda, a concorrência, e o valoratribuído pelo consumidor aos produtos da empresa. Objetiva-se neste artigo, mostrar algumas das estratégias utilizadas pelas empresas na determinação do preço e os fatores que influem no preço. O estudo dos métodos de determinação do preço justifica-se pela importância do preço, que é o único elemento do composto de marketing gerador de receita, enquanto que os outros elementos do composto de marketing,também importantes, geradores de custos. O artigo terá como base uma pesquisa bibliográfica onde serão utilizadas obras de autores como Philip Kotler e Christopher Lovelock & Lauren Wright dentre outros. O trabalho terá a seguinte org2anização: Introdução: apresentação do tema, situação problema, hipótese, e a metodologia utilizada. Desenvolvimento, análise da importância do tema, da forma como ocliente vê os preços, fatores que influem na precificação, os objetivos do preço e as estratégias relacionadas a precificação. Conclusão, análise da questão de pesquisa, ou seja, de como estabelecer o preço e, quais os fatores que influem no preço. Levando-se em conta a hipótese apresentada, além de tudo aquilo que foi analisado durante o desenvolvimento da pesquisa.

2 DESENVOLVIMENTO Preçopode ser definido das seguintes maneiras: Segundo Rocha & Christensen (1999:108):

O preço define as condições básicas pelas quais o vendedor e o comprador estão dispostos a realizar a troca. Sob o ponto de vista da empresa, o preço pode ser visto como a compensação recebida pelos produtos e serviços que oferece ao mercado. Sob o ponto de vista do comprador, o preço expressa aquilo que ele estádisposto a dar para obter aquilo que a empresa lhe oferece.

Preço, segundo kotler (1998:435), é:

O único elemento do composto de marketing que gera receita; os outros elementos geram custos. O preço é também um dos elementos mais sensíveis do composto de marketing porque pode ser rapidamente modificado, o que não ocorre com as características de um produto ou com os compromissos assumidos como canal de distribuição.

O preço possui grande importância para as organizações, como pode ser comprovado nas citações abaixo: Kotler (1998:461) tem a seguinte opinião sobre o preço:

Apesar do papel crescente de fatores não relacionados a preço no papel de marketing moderno, o preço continua sendo um elemento crítico do composto de marketing”1. O preço é o único dos quatro Ps2 que produzreceita; os outros três Ps produzem custos.

Schewe & Smith (1982:279), em contra partida, tem a seguinte opinião sobre o preço:

O preço é enormemente importante para os mercadizadores, tanto por causa da equação de lucro como por causa dos aspectos simbólicos do preço de um produto. A formação do preço pode afetar o programa todo de marketing de uma empresa, o que, por sua vez, determina osucesso desta, bem como a satisfação total proporcionada aos consumidores e à sociedade em geral.

Com tudo isso, após algumas afirmações a respeito do preço mostrarem sua importância, para a empresa, avalia-se, agora, como o consumidor “encara” os preços.
“Composto de marketing é o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado-alvo”. (Kotler,1998:97)
1

3 CUSTO INCORRIDO PELOS CLIENTES Segundo, Lovelock & Wright (2001:271), do ponto de vista do cliente, o preço monetário cobrado pelo fornecedor pode ser apenas o primeiro de muitos custos associados com a compra e a entrega de um produto ou serviço. Dentre os fatores apontados por Lovelock & Wright (2001:272) que compõe os custos incorridos pelos clientes, pode-se citar: o preço de...
tracking img