Estrat Gias Colaborativas Vf

1652 palavras 7 páginas
Iag – puc rio
Estratégias Colaborativas em Marketing
Shell e Cosan

Fernando Pedroso, Giovanna Reckman e Lucas Aquino

1. As Empresas

1.1. Shell
Royal Dutch Shell ou simplesmente Shell, é uma empresa multinacional petrolífera Anglo-Holandesa, que tem como principais atividades a refinação de petróleo, extração de gás natural ea venda de lubrificantes para motores de automóveis, navios e aviões.Segundo a edição de Julho de 2013 da revista americana “Fortune”, ela éa maior multinacional do mundo em termos de receita. Shell está verticalmente integrada e presente em todas as áreas da indústria de petróleo e gás, incluindo a exploração e produção, refino, distribuição e comercialização, petroquímica, geração de energia e comércio. Tem atividades de energia renovável menores na forma de biocombustíveis. Ela tem operações em mais de 90 países e produz cerca de 3,1 milhões de barris de óleo equivalente por dia e tem 44 mil estações de serviço em todo o mundo.

1.2. Cosan
É uma das maiores corporações empresariais do Brasil, com negócios em setores estratégicos para o desenvolvimento brasileiro, como energia e infraestrutura. A Cosan está listada como Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo desde 2005, e com a Cosan Limited (CZZ) há ações listadas na NYSE (New York Stock Exchange) desde 2007. No exercício social encerrado em 31/3/13, registrou-se receita líquida de R$ 30 bilhões, com crescimento de 28% sobre o período anterior.
Fazem parte da organização a Cosan Lubrificantes, Radar, Rumo e a Comgás:
A Rumo, empresa Cosan Logística, lidera mundialmente a logística de açúcar destinado à exportação e oferece soluções integradas de transporte, armazenagem e elevação portuária. Movimenta diariamente toneladas de produtos e colabora com a integração de empresas e mercados internacionais.
Com a Radar, ocorre a exploração de novas oportunidades de negócios no campo e promove-se para produtores rurais o cultivo de cana-de-açúcar, soja, milho e algodão.
Por meio da

Relacionados