Estratégias

Páginas: 24 (5761 palavras) Publicado: 21 de março de 2011
UMA APLICAÇÃO PRÁTICA DA MATRIZ BCG E ANÁLISE SWOT: UM ESTUDO DE CASO

Resumo
Este estudo apresenta uma aplicação prática da Matriz BCG e análise SWOT em uma rede de lojas de móveis e eletrodomésticos. Foi realizado um estudo exploratório-qualitativo e utilizamos a técnica de estudo de caso, tornando possível uma investigação real das estratégias utilizadas pela rede de lojas. Na primeiraparte, com base em pesquisas bibliográficas, explicamos os conceitos chave de planejamento estratégico. Em seguida uma análise das estruturas organizacionais foi realizada e comentários foram expostos dentro dos quadrantes da BCG e SWOT. Por fim algumas considerações finais foram apresentadas.
Palavras-Chaves: Matriz BCG, Análise SWOT, Estudo de Caso.

UMA APLICAÇÃO PRÁTICA DA MATRIZ BCG E ANÁLISESWOT: UM ESTUDO DE CASO

1. Introdução
A forte expansão de distintos comportamentos do consumidor no século XXI eleva a necessidade de reconhecimento e de oportunidades do atual mercado consumidor. Esta situação eclode nas empresas a necessidade de oferecer seus produtos de maneira certa e desenvolver funções ou programas fora dos limites tradicionais atuantes nas empresas, que possamgarantir vantagens de posicionamento e diferenciação em relação aos concorrentes.
O atual ambiente competitivo impõe as empresas à busca de métodos consistentes capazes de gerar resultados que as tornem únicas e notórias na mente dos consumidores. Essa busca por uma postura mais bem conceituada nos respectivos negócios pode ser laureada pela utilização de meios analíticos que caso bemtrabalhados possam relatar uma ressonância e apresentar o perfil de cada empresa, bem como alavancar resultados consistentes.
Sob esta linha de pensamento, o nosso objetivo neste trabalho é utilizar duas ferramentas de planejamento de marketing, i.e, aplicar a matriz do Boston Consulting Group (BCG) e realizar a análise Strengths, Weaknesses, Opportunities, e Threats (SWOT) em uma rede de lojas demóveis e eletrodomésticos.
O intuito é trazer informações que enriqueçam e facilitem a elaboração de planejamentos e a alocação de recursos organizacionais que possam ser benéficos no crescimento e na formação de diferencial competitivo da rede de lojas.
Este artigo está composto de cinco partes incluindo esta breve introdução; (2) apresentação do histórico da rede de Lojas VictorMóveis; (3) procedimentos metodológicos da pesquisa; (4) revisão de literatura dos itens análise SWOT e matriz BCG; e (5) considerações finais e insinuações para pesquisas futuras.

2. Apresentação do histórico da empresa e do objeto de estudo

Neste tópico é apresentado o objeto de estudo ao qual foi realizado o estudo de caso. As lojas Victor Móveis envolvem diretamente 26 funcionários.Sempre baseado na filosofia de oferecer as melhores soluções adaptadas às expectativas dos clientes e sempre buscando criar necessidades de mercado, a rede de lojas Victor Móveis foi progressivamente ganhando a confiança e credibilidade do público-alvo, construindo, com muito sacrifício, uma representativa clientela. Assim, tendo como patrimônio maior à honestidade, as lojas Victor Móveis formaram umtime com responsabilidade e comprometimento com os clientes. Algumas de suas principais características são:
• Em 27 de outubro de 1997 foi fundada e inaugurada a 1º loja Victor Móveis na Cidade de São José do Cedro – Sc;
• Em 6 de março de 1999, foi inaugurada uma filial na Cidade de Princesa – Sc;
• No mesmo ano, em 26 de Abril, foi inaugurada uma filial na Cidade de Guarujá doSul – Sc;
• Em 14 de abril de 2000, foi inaugurada uma filial na Cidade de Palma Sola – Sc;
• Em 20 de novembro de 2001, foi inaugurada uma filial na Cidade de Anchieta – Sc;
• Em 12 de novembro de 2002, foi inaugurada uma filial na Cidade de Guaraciaba – Sc;
• Em 13 de junho de 2003, foi inaugurada uma filial na Cidade de Iraceminha – Sc;
• Em 26 de Abril de 2004, foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estratégia
  • O que é estratégia
  • Estratégia
  • estrategia
  • Estratégia
  • Estrategias
  • estrategia
  • Estrategia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!