Estratégias psicologia comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estratégias Comportamentais
1. Treinamento dos agentes naturais de mudança
Os agentes naturais de mudança podem ser definidos como aquelas pessoas que pertencem de forma natural e estão de maneira relativamente permanente no local onde têm que acontecer as mudanças de comportamento. Os professores e os colegas de classe na escola, os pais e os esposos em casa, os irmãos e os amigos nacomunidade, os supervisores e os colegas de trabalho são agentes de mudanças potenciais que se encontram disponíveis para realizar ou apoiar os procedimentos de tratamento no ambiente natural do paciente específico.
2. Procedimentos de autocontrole
O autocontrole é um conjunto de procedimentos esboçados para permitir que pacientes controlem seu próprio comportamento. O propósito do autocontrole é o depermitir aos pacientes que controlem tanto quanto possível seu próprio comportamento. No entanto, as técnicas de autocontrole têm, quando muito, somente efeitos modestos a curto prazo, quando utilizadas sozinhas. Os melhores resultados são obtidos quando constituem componentes de pacotes de tratamento que também contêm procedimentos de mudança de comportamento e continências de reforçamento.
Algunsrecursos de autocontrole são:
1. Ensinar aos pacientes alguma forma de auto-observação, de auto-avaliação e de auto-registro.
2. Introduzir um critério de "emparelhamento", como aquele em que as auto-avaliações dos pacientes sejam comparáveis às avaliações pelos professores ou por outras pessoas significativas.
3. Arrumar a situação para o reforço do comportamento desejado.
4. Ensinar aosclientes a se auto-instruir e/ou a se reforçar para guiar seu próprio comportamento.
5. Transferir gradualmente o controle do reforçamento aos pacientes.
6. Retirar gradativamente as contingências artificiais quando já ocorreu o auto-controle.
3. Técnicas de relaxamento
A prática do relaxamento pode ser dividida em métodos que enfocam o relaxamento físico e métodos que enfocam o relaxamentomental. Todos os métodos podem ser igualmente eficazes, sendo que cada pessoa deve utilizar aquele que melhor funcionar para ela. Quando se está relaxado fisicamente, o relaxamento mental vem a seguir e vice-versa. A prática do relaxamento pode aliviar a ansiedade, porque é difícil para o corpo ou para a mente estar simultaneamente relaxado e ansioso. Desenvolvendo-se a capacidade de relaxar antes edurante situações estressantes, pode-se reduzir substancialmente a freqüência e severidade da ansiedade experimentada.
3.1 Técnica de Relaxamento - Respiração Controlada
A respiração controlada é um método de relaxamento baseado na observação de que muitas pessoas respiram superficialmente ou irregularmente quando ansiosa ou tensas. Tais padrões de respiração levam a um desequilíbrio de oxigênio edióxido de carbono no corpo, o qual pode causar os sintomas físicos da ansiedade.
É importante praticar a respiração controlada por, no mínimo, 4 minutos, porque isso é o que aproximadamente leva para restabelecer o equilíbrio do oxigênio e dióxido de carbono. O equilíbrio funciona de forma mais eficaz se a pessoa inspira e expira profundamente em uma quantidade igual de tempo.
O paciente deveser orientado a inspirar contanto lentamente até 4 e expirar contanto lentamente até 4, durante 4 minutos, fazendo uma breve pausa entre a inspiração e a expiração, procurando respirar da forma mais confortável possível. É importante respirar gentilmente, evitando respirar, de uma só vez, grandes golfadas de ar.
3.2 Relaxamento Muscular Progressivo
O relaxamento muscular progressivo é umatécnica na qual os principais grupos musculares do corpo são contraídos e relaxados alternadamente. O processo pode ter o sentido da cabeça aos pés ou dos pés à cabeça. O relaxamento muscular progressivo pode levar a graus profundos de relaxamento físico e mental. A pessoa contrai e relaxa os músculos da testa, olhos, queixo, pescoço, ombros, parte superior das costas, bíceps, antebraço, mãos,...
tracking img