Estratégias para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica

Páginas: 7 (1501 palavras) Publicado: 31 de março de 2011
INTRODUÇÃO

1.1 DEFINIÇÃO DO TEMA
Estratégias para prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM).

1. 2 PROBLEMA
Quais estratégias de prevenção podem ser utilizadas para prevenir a instalação de PAVM?

1. 3 HIPÓTESE
Os profissionais das unidades que cuidam de pacientes em uso de ventilação mecânica, não conhecem ou ignoram medidas simples de prevenção de infecçõesrelacionadas a assistência à saúde.

1.4 OBJETIVO GERAL
Analisar o uso de medidas que visem diminuir o número de casos de PAVM.

1.5 OBJETIVO ESPECÍFICO
Definir medidas de prevenção de PAVM que visem diminuir a chegada de patógenos ao trato respiratório inferior, impedindo que o início da infecção se instale provocando a infecção.

1. 6 JUSTIFICATIVA
Analisando estudos bibliográficos,observa-se que a PAVM permanece como importante causa de morbimortalidade apesar dos atuais avanços da medicina em terapia antimicrobiana.

3. METODOLOGIA
De acordo com autor (a) Pontes L., no ano de 2005,o TMO inicialmente utilizado como última medida terapêutica, hoje é considerada uma forma de terapia bem sucedida para determinadas doenças habitualmente fatais, como a leucemia.
O TMO é umprocesso complexo, longo e agressivo, portanto, não está isento de complicações que, por vezes, deixam lesões ou têm conseqüências fatais. Os pacientes vivenciam experiências muito dolorosas, tanto de ordem física quanto psicológica.
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e análise descritiva de dados quantitativos.
A busca será realizada por meio de bases virtuais: BIREME e fontes secundárias,e por meios físicos: revisão bibliográfica.
Unitermos utilizados: transplante de medula óssea, enfermagem e doação, cuidados de enfermagem, fila de espera, dados estatísticos/medula óssea, fisiologia/medula óssea, anatomia/medula óssea.
O período de levantamento dos dados para análise será entre 2001 a 2006.

4. REVISÃO LITERÁRIA

4.1 ANATOMIA
Medula óssea é um tecido líquido tambémchamado de tecido mole e esponjoso que ocupa o interior dos ossos. O organismo produz, na medula óssea, todos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. A renovação dos componentes do sangue é de responsabilidade da medula óssea. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e levam o gáscarbônico a fim de ser expirado para os pulmões. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo, inclusive nos defende das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

4.2 FISIOLOGIA
A medula óssea é formada principalmente por células sanguíneas imaturas e células adiposas. Pode ser vermelha ou amarela, dependendo dapreponderância de tecido vascular ou gorduroso. No homem, a medula vermelha é um tecido fibroso, delicado e altamente vascularizado, que forma todas as células sangüíneas, com exceção dos linfócitos, que amadurecem nos órgãos linfóides, depois de produzidos na medula. Devido à grande necessidade de formar sangue novo na infância, a medula humana é inteiramente vermelha até os sete anos. Substituídaprogressivamente por tecido gorduroso, ainda pode ser encontrada na idade adulta nas vértebras, nos ossos da bacia e do peito, nas costelas, no crânio e nas extremidades dos ossos longos de pernas e braços. A medula amarela, cuja principal função é armazenar gordura, está presente nas cavidades centrais dos ossos longos e em ossos esponjosos ou cartilaginosos. As células reticulares da medula vermelha --eritroblastos, mieloblastos e megacariócitos -- formam vários tipos de células sangüíneas, que se precipitam nos sinusóides, veias de paredes finas localizadas no interior de canais existentes nos ossos. No homem, as células sangüíneas e plaquetas param de se desenvolver após deixarem a medula A medula óssea vermelha está presente nos fetos, em quase todos seus ossos, e essa quantidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica
  • Pneumonia associada a ventilaçao mecanica
  • Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica
  • Pneumonia associada a ventilação mecanica
  • Pneumonia associada a ventilação mecânica
  • O papel do farmacêutico clínico na prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica em pacientes da unidade de...
  • APLICAÇÃO DE BUNDLES NO CONTROLE DE PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA NA UTI ADULTO
  • ventilaçaõ mecanica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!