Estratégias para abordar a literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Estratégias para abordar a Literatura
nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Riéte Regina de Lara
RA: 909115071

Orientador: Prof. Ms. Moacir Alves de Faria

RESUMO

O trabalho é resultado de pesquisa bibliográfica e que tem como objetivo incentivar pais e principalmente professores, a oferecerem leitura de clássicos de nossa literatura a seus pequenosfilhos e/ou alunos. Os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, muitas vezes vêm de lares em que não existe o hábito de leitura. Às vezes é a figura do professor o seu único modelo de leitor e por esse motivo o educador tem uma grande missão em suas mãos.

Palavras chave: importância da leitura; literatura infantil; leitura de clássicos.

INTRODUÇÃO

Muitos docentes preocupam-se emensinar às crianças que estão a seu redor a gostarem de ler e deixarem-se seduzir pelas emoções e alegrias que esse hábito proporciona. É importante abordar os textos literários desde os primeiros anos do ciclo fundamental, pois o ato de ler anda meio esquecido diante de um mundo dominado pelas mídias visuais. Podemos perceber que muitos jovens que entram nas faculdades têm dificuldades de exporsuas idéias ou interpretar um texto complexo justamente porque não lhes foi dado essa riqueza cultural e social que a literatura apresenta. É preciso valorizar a leitura, fazê-la parte da rotina escolar, mas sem esquemas rígidos e repetitivos, obrigatórios e sem graça. Não a fazendo como mais uma lição de casa, com cobranças para notas, mas sim de forma prazerosa. Pais e professores têm essa missão,mas não é possível incentivar sem dar o exemplo. Se o professor não tem o hábito de ler, ou assume que não gosta de ler e lê apenas o suficiente para preparar suas aulas, dificilmente conseguirá transmitir esse hábito, pois soará como falso e até mesmo tedioso. Todo trabalho para tenha chances de sucesso precisa ser verdadeiro. É indispensável, dessa forma, que antes de ensinar o professoraprenda. Cramer e Castle (2001), afirmam que apesar do analfabetismo ser sem dúvida um enorme problema que merece nossa preocupação, há um outro grave problema em nossos dias que vem sendo chamado de aliteratura. “[...] Aliteratura tem sido definida como uma falta do hábito de leitura, especialmente em leitores capazes que preferem não ler.” Não é admissível que um professor, desperdice a grandeoportunidade que tem em mãos de fazer sua parte para modificar essa realidade.
Partindo do pressuposto que o professor já seja leitor, é imprescindível que ele utilize bem o tempo que tem em contato com seus alunos e reveja o espaço que tem dado à leitura em suas aulas e como isso pode acontecer para que surta os efeitos desejados.
Abramovich (1995), em seu livro Literatura infantil gostosuras ebobices, afirma que a criança entra em contato com a literatura primeiramente através da audição, ou seja, quando alguém lê para ela acontece sua entrada no mundo do imaginário, enxergando os personagens, sentindo emoções. A autora escreve sobre o quão importante é essa escuta das histórias para sua formação. É o início da aprendizagem para se ser um leitor. É o momento mágico, é encantamento,sedução, sorriso, belezura.
Ana Maria Machado é a autora do livro intitulado Como e porque ler os clássicos universais desde cedo (2002). Nesse livro ela defende o direito das crianças terem o primeiro contato com os grandes clássicos, desde pequenas.
É claro que não se espera que tenhamos crianças lendo extensos textos em sua forma original, mas ao menos proporcionar-lhes o contato comessas histórias através das adaptações feitas especialmente para elas e dessa forma serem incentivadas a mais tarde, quando tiverem mais idade e o domínio completo da leitura, lerem também as obras originais.
Como ninguém deve ser obrigado a ler nada, pois ler não é dever e sim direito, é papel dos pais e do professor despertar o desejo, criar as oportunidades para o gosto de se ler.
Alguém...
tracking img