Estratégias emergentes de gestão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 04
1.1 Tema 05
1.2 Justificativa 07
1.3 Objetivo.........................................................................................................................08
2. ESTRATÉGIAS EMERGENTES DE GESTÃO 09
2.1Principais Estratégias Emergentes na administração atual 10
2.2 Organizações que aprendem 12
3. METODOLOGIA 09
4. CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15


1.INTRODUÇÃO

Este trabalho introduz uma discussão sobre a necessidade de “Estratégia nas Organizações” no mundo globalizado de hoje. Onde se tem uma grande oferta de produtos para o mercado de recursos escassos, criando uma competição que força as empresas a procurarem alternativas e estratégias para a sua sobrevivência. Com isso buscamos reafirmar a competência técnica do administrador emrelação à “Estratégia nas organizações” e os métodos a serem utilizados. No estudo feito, demonstra-se a necessidade de analisar o perfil do mercado consumidor e o ambiente interno da empresa, traçando objetivos e metas mutáveis a serem alcançados para melhor obtenção de resultados.

1.1 TEMA

Estratégia são o padrão de objetivos, fins ou metas e principais políticas e planos para atingir essesobjetivos, estabelecidos de forma a definir qual negócio em que a empresa está e o tipo de empresa que é ou vai ser.
Estratégia Emergente em organizações propõe um quadro conceitual para o uso dessa idéia na prática. Sob pressão de uma concorrência brutalmente intensificada. As atuais organizações ao redor do mundo vêm cada vez mais buscando flexibilidade e inovação incessante. A forma tradicional decriação de estratégias por meio de um processo periódico e formal de planejamento estratégico não é mais suficiente para lidar com essa nova situação. Nessas condições, a criação de estratégias tem de ser um processo contínuo, no qual estratégias emergentes podem ter um papel crucial. Mas para tirar partido delas, os administradores terão de dominar o uso de estruturas, processos e técnicas quepermitem transformar estratégias emergentes em comportamento estratégico e eficaz.
A administração pertence ao mundo das teorias administrativas, enquanto que o empreendedorismo pertence ao mundo das estratégias de gestão, isto significa que do ponto de vista científico o empreendedorismo não é considerado ciência. Porém isto não invalida a sua importância no mundo do saber enquanto estratégia degestão empreendedora.
“O administrador é responsável por fazer as coisas acontecerem da forma adequada a fim de gerar resultados positivos para a organização. O conhecimento é muito importante para sabermos o que devemos fazer e para fazermos a coisa certa, mas não adianta ficarmos obsessivamente preocupados em aumentar a nossa cultura sem a colocarmos a serviço das realizações úteis e práticaspara a sociedade. Espera-se que o administrador tenha como principal qualidade a iniciativa para conseguir soluções para as dificuldades encontradas e para colocá-las em açao”. (LACOMBE; HEILBORN, 2003, p.7)
A inovação é o ato que contempla os recursos com a nova capacidade de criar riqueza. A inovação não precisa ser técnica, não precisa ser uma coisa, não se restringe a uma invenção. Pode sersocial também. Essencialmente ela consiste na concretização de idéias.
A inovação atribui ao empreendedor à habilidade de edificar negócios que geram empregos e a habilidade de manter naturalmente a inovação sistemática no seu negócio diferenciando-o e mantendo-o competitivo no mercado. O espírito empreendedor seria então o grande responsável pela criação e prosperidade de negócios de sucesso.Empreendedores não nascem feitos, não são fabricados e nem são pequenos gênios. Eles acontecem em função das circunstâncias. Seu objetivo final não é tornar-se milionário, as realizações são suas metas. Empreendedores não possuem um caráter indefinido. Ser empreendedor não significa abrir um negócio, mas se tornar competitivo.
Intrapreneuring é um método para aplicar o espírito empreendedor, onde...
tracking img