Estratégias de internacionalização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estratégias de internacionalização
Segundo Gavin Eccles, professor universitário e consultor (Semanário Económico, 16 Setembro 2005), " as empresas devem analisar lacunas e identificar necessidades antes de entrarem num mercado".
Por outro lado, as empresas "para poderem entrarem em novos negócios, terão que mudar a forma como vêem as coisas".
Gavin Eccles refere que as empresas para teremsucesso no início de um processo de internacionalização devem recorrer a uma das quatro estratégias abaixo indicadas:
* Estratégia 1 - Confrontar o principal actor do mercado. Exemplo: Avis Rent-a-Car quando atacou a Hertz.
* Estratégia 2 - Começar por ser pequeno explorando nichos de mercado. Exemplo: Entreprise Rent-a-Car.
* Estratégia 3 - "Se não os consegues vencer, junta-te aeles". Exemplo: O Centro Comercial.
* Estratégia 4 - Oferecer produtos de ponta e produtos de gama baixa. "É melhor dividir categorias e ofertas para ganhar em ambos os lados".

Vantagens de Exportar
Diversificação de Mercados
A estratégia de destinar uma parcela de sua produção para o mercado interno e outra para o mercado externo permite que a empresa amplie sua base/carteira de clientes, o quesignifica correr menos riscos, pois, quanto maior o número de mercados ela atingir, menos dependente ela será.
A diversificação de mercado permite, ainda, que a sazonalidade do produto seja eliminada, isto é, uma empresa que fabrica produtos voltados para o clima frio, poderá produzí-los o ano inteiro, porque terá diferentes mercados onde vendê-los, e não dependerá somente das estações nacionais.Aumento da Produtividade
Quando uma empresa começa a exportar, sua produção aumenta numérica e qualitativamente. Isso ocorre devido a redução da capacidade ociosa existente, que é obtida por meio da revisão dos processos produtivos.
Com o aumento da produção, naturalmente, aumenta também a capacidade de negociação para a compra de matéria-prima. Com isso, o custo da fabricação dasmercadorias tende a diminuir, tornando-as mais competitivas e aumentando a margem de lucro.

Melhora da Qualidade do Produto
Outra vantagem bastante perceptível é a melhoria da qualidade do produto. Esta também tende a aumentar, pois a empresa tem que adaptá-lo às exigências do mercado ao qual se destina, o que a obriga a aperfeiçoá-lo.

As empresas que exportam podem utilizar mecanismos que contribuempara uma diminuição dos tributos que normalmente são devidos nas operações no mercado interno, são chamados de Incentivos Fiscais.

Os Incentivos Fiscais são benefícios destinados a eliminar os tributos incidentes sobre os produtos nas operações normais de mercado interno.

Quando se trata de uma exportação, é importante que o produto possa alcançar o mercado internacional em condições decompetir em preço e, por isso, ela pode compensar o recolhimento dos impostos internos:

IPI - Os produtos exportados não sofrem incidência do Imposto Sobre Produtos Industrializados;

ICMS - O Imposto Sobre circulação de Mercadorias e Serviços não incide sobre operações de exportações;

COFINS - As receitas decorrentes da exportação, na determinação da base de cálculo da Contribuição paraFinanciamento da Seguridade Social são excluídas;

PIS - As receitas decorrentes da exportação são isentas da contribuição para o Programa de Integração Social;

IOF - As operações de câmbio vinculadas à exportação (serve também para outros bens e serviços) têm alíquota zero no Imposto sobre Operações Financeiras;

Melhoria da Empresa
Geralmente, quando uma empresa passa a exportar ela obtémmelhoras significativas, tanto dentro da empresa (novos padrões gerenciais, novas tecnologias, novas formas de gestão, qualificação da mão de obra, agregação de valor à marca) quanto fora (melhoria da imagem: frente a clientes, fornecedores e concorrentes).

Ao tornar-se uma empresa exportadora, a sua imagem muda. O seu nome e a sua marca passam a ser uma referência em relação à concorrência, e...
tracking img