Estratégia

Páginas: 23 (5631 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
1. INTRODUÇÃO

Um dos primeiros usos do termo estratégia foi feito há aproximadamente 3.000 anos pelo estrategista chinês Sun Tzu, que afirmava que “todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”. (FERNANDO SERRA; MARIA CÂNDIDA S. TORRES; ALEXANDRE PAVAN TORRES, 2004)
Foi só nofinal do Século XVIII, que o termo estratégia teve seu significado ampliado ä política e a economia. Sua utilização na área empresaria deu-se a partir da Revolução Industrial, que trouxe para as organizações grandes mudanças tecnológicas, com profundo impacto produtivo, ou seja, da produção artesanal à fábrica. Com o fim da Revolução Industrial, surgiram movimentos que fizeram grande diferença dentrodas organizações. (WIKIPÉDIA, 2010)
Já no Século XX, o surgimento das dez escolas do pensamento estratégico, foi para um estudo mais profundo e detalhista de toda estratégia a ser utilizada por uma organização.
Segundo o autor Mintzberg (2005), as escolas são:

- Design (estratégia como processo de concepção)
- Planejamento (estratégia como processo formal)
- Posicionamento(estratégia como processo analítico)
- Empreendedora (estratégia como processo visionário)
- Cognitiva (estratégia como processo mental)
- Aprendizado (estratégia como processo emergente)
- Poder (estratégia como processo de negociação)
- Cultural (estratégia como processo coletivo)
- Ambiental (estratégia como processo reativo)
- Configuração (estratégia como processo detransformação)

Todas estas escolas trouxeram um pouco de valor e conhecimento dos vários processos de estratégia. (WIKIPÉDIA, 2010)
Como observado, há muito tempo as organizações vem passando por longos processos de desenvolvimento e mudanças e nos dias de hoje, devido ao grande avanço tecnológico e o constante crescimento da competitividade entre as organizações de todos os tamanhos e segmentos, temforçado a alta administração a refletirem sobre quais as estratégias devem tomar para conseguir uma atuação mais permanente no mercado. Fazendo desta ferramenta necessária para o bom desempenho e crescimento das organizações.
Diariamente as empresas se perguntam o que os esperam para o dia seguinte, devido às constantes mudanças, mas o motivo da preocupação não é apenas o fato dehaver mudanças, mas sua velocidade acelerada. As empresas nem sempre percebem que seus mercados estão sempre mudando, as exigências do cliente e as forças competitivas mudam significativamente, a cada período de poucos anos, em todos os setores. (PORTER, 1986)
O principal papel da estratégia dentro da organização é mapear seu curso para que ela navegue de forma tranqüila no ambiente, pois semovimentar de forma rápida em águas desconhecidas, pode causar transtornos. A estratégia também promove a coordenação das atividades, sem ela para focar, as pessoas acabam puxando para direções diferentes, podendo levar ao caos. (FERNANDO SERRA; MARIA CÂNDIDA S. TORRES; ALEXANDRE PAVAN TORRES, 2004)
Segundo Porter há três estratégias genéricas:

- Liderança em Custo: Para manter a vantagem,implica ter a capacidade de reduzir cada vez mais os custos, continuamente e em todas as atividades.

- Diferenciação: Para obter o sucesso com esta estratégia a empresa precisa fazer com que seus produtos sejam percebidos como tendo mais valor que os dos concorrentes.

- Foco em baixo custo e Foco em diferenciação: Consiste em concentrar a atenção da empresa em uma parcela restrita domercado, um nicho que ela tenha condições de atender melhor e com preços mais baixos do que a concorrência. (FERNANDO SERRA; MARIA CÂNDIDA S. TORRES; ALEXANDRE PAVAN TORRES, 2004)
Dentro de qualquer organização estas estratégias precisam estar alinhadas com todos os colaboradores, para que sigam a mesma direção, atingindo metas e alcançando objetivos.
Por fim, podemos dizer que estratégia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estratégia
  • O que é estratégia
  • Estratégia
  • estrategia
  • Estratégia
  • Estrategias
  • estrategia
  • Estrategia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!