Estratégia e dinâmica competitiva

Páginas: 10 (2341 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2011
 
 
 
 
Faculdade Anhanguera de Valinhos 
 
 
 
 
Atividades Práticas Supervisionadas
Estratégia e dinâmica competitiva 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
Valinhos
Maio de 2011

Etapa 4
Passo 2
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente em relação ao novo perfil que os profissionais precisam ter, pois o conhecimento tornou-se um pré-requisito indispensável para que aspessoas se insiram e se mantenham em seus postos de trabalho. Se antes o trabalho nas indústrias era estritamente técnico e o que pesava mais na hora da contratação de um funcionário era o tempo de experiência no mercado de trabalho, hoje o profissional precisa possuir as competências necessárias para garantir sua empregabilidade, tais como: formação, maturidade, caráter, além de saber adaptarem-sea mudanças cada vez mais constates e, principalmente, tornar-se detentor do conhecimento exigido para determinado cargo ou função. Atualmente, a evolução da tecnologia afetou a quantidade de vagas existentes para determinadas funções. Essas funções mudam o tempo todo e em muitos casos, a máquina substituiu o trabalho humano. Em uma economia globalizada, é necessário dominar idiomas, conhecerinformática, ter disponibilidade para conhecer o negócio da empresa como um todo e, deter o principal fator de vantagem competitiva para as empresas: o conhecimento. Surge então, a seguinte questão: “como gerenciar o conhecimento das pessoas e desenvolvê-lo de acordo com os interesses industriais, tornando-o uma vantagem competitiva?” As indústrias que investem na capacitação de seus técnicos deprodução asseguram a qualidade e produtividade em seus produtos e processos.
Para Boog (2002), uma das questões que mais tem se falado atualmente refere-se à relação entre a automação e o desemprego. Para este autor, as empresas hoje produzem o dobro de seus produtos com praticamente um terço do pessoal que empregavam, tendo como referência a década de 60. Isso representa um ganho de produtividadeimenso, que pode ser atribuído à automação e ao desenvolvimento de novas tecnologias, porém o autor afirma que, se por um lado a automação desemprega, por outro, novos empregos surgiram gerados nas áreas de tecnologia devido à mecanização dos processos. Lacombe (2005) enfatiza que as organizações precisam dispor de pessoas competentes e motivadas para produzir. Para este autor, torna-se claro que asempresas não poderão decidir se treinarão ou não seus empregados, uma vez que as pessoas são admitidas somente com as qualificações genéricas e toda empresa tem suas peculiaridades. Este autor ressalta que as pessoas são vistas hoje como os ativos mais importantes da organização, porém a capacitação e a motivação são indispensáveis para que o trabalho seja executado com eficiência e eficácia e paraque obtenha êxito em seus programas de treinamento, faz-se necessário que este seja atualizado continuamente, pois este é um processo sistemático de aperfeiçoamento da competência das pessoas. 

Passo3
Quando ocorre um encantamento na troca mútua de experiências, amplificando o valor de tudo que realizamos em conjunto, vivenciamos a sinergia. Esta valorização crescerá  na proporção em queaumentar a reciprocidade do respeito e da confiança, envolvendo pessoas numa busca pela realização de aspirações e planos futuros. O que pode ser feito para, estimular e desenvolver o encantamento, visando manter um trabalho conjunto eficaz e eficiente? Como garantir que o resultado deste trabalho seja sempre superior à soma dos esforços em separado? Seja qual for o escopo, para conquistar e manter asinergia, não bastam experiência, competência, conhecimento. Há que existir um comportamento baseado em valores criados pela observância e exercício de virtudes, criando as condições básicas para uma parceria, na qual a força da sinergia será tão maior quanto mais existirem confiança mútua e espírito de colaboração. A confiança ativa talentos e possibilita que pessoas alcancem elevados níveis de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estratégia Dinamica e Competitiva
  • Estratégia e Dinâmica Competitiva
  • Estratégia e Dinâmicas Competitivas
  • Estratégia e Dinâmica Competitiva
  • atps Estratégia e Dinâmica Competitiva
  • Questões estratégia dinamica e competitiva
  • estrategia e dinamica competitiva
  • Atps estratégia e dinâmica competitiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!