Estratégia empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 01
a.

A realidade empresarial altamente competitiva é um cenário ainda bastante complexo e requer das empresas um amadurecimento para continuar operando no mercado. É preciso ter uma visão sistêmica e ao mesmo tempo específica dos seus clientes e suas necessidades.

Para se manter competitivo e ganhar uma parcela de mercado é imprescindível saber fazer as escolhas certas e quandofazê-las. Simplesmente é ter a capacidade de se adaptar às mudanças e evolução do ambiente.

Reconhecer onde a empresa se encontra, o que ela tem para oferecer de valor e o que ela poderá agregar ao cliente é um dos primeiros passos para o sucesso do negócio.

Para Michael Porter (1986), as empresas geralmente possuem uma estratégia, seja ela planejada ou não. Ele desenvolveu o conceito dasestratégias genéricas, que designa os tipos de estratégias que a empresa pode seguir de forma a obter vantagens competitivas sobre seus concorrentes.

Liderança nos Custos: O custo baixo é o tema central desta estratégia, embora qualidade e atendimento ao cliente não possam ser ignorados. Uma posição de baixo custo permite que a empresa obtenha retornos acima da média, mesmo havendo um altoíndice de competitividade. As empresas que optam por esta estratégia precisam ter uma alta participação de mercado com relação aos seus concorrentes ou então possuir outras vantagens, como acesso favorável à matéria-prima. É necessário que a empresa atenda uma ampla base de clientes; ela não pode perseguir nichos de mercado pequenos (PORTER, 1986).

Diferenciação: Com essa estratégia, a empresa sepreocupa menos com os custos e tenta ser vista no setor como tendo algo de singular a oferecer, procurando ser a única no seu ramo. É imprescindível que a organização invista em pesquisa e novos projetos para seus produtos, imagem, tecnologia, assistência técnica, recursos humanos e usem matéria-prima de melhor qualidade, com a finalidade de criar diferenciais para o consumidor. Tal estratégiapermite à empresa praticar um preço superior ou obter uma maior lealdade dos consumidores (PORTER, 1986).

Enfoque: A principal diferença entre a estratégia de enfoque e as outras duas é que uma empresa que adote a estratégia do foco decide conscientemente competir apenas em um pequeno segmento do mercado. Servindo esse mercado limitado, a empresa pode buscar a liderança de custos ou adiferenciação com as mesmas vantagens e desvantagens dos líderes de custo e dos diferenciadores. O ponto chave dessa estratégia é a seleção de segmentos específicos de mercado onde a concorrência tenha dificuldade em satisfazer eficazmente as necessidades dos consumidores, aumentando a eficiência e efetividade de atendimento em relação às organizações que atuam em um mercado como um todo (PORTER, 1986).O Stadium Restaurante e Bar acredita que a inovação do seu ambiente é o primeiro fator relevante para nos distinguir da concorrência. Acreditamos que o cliente está sempre à procura de algo novo e surpreendente no seu dia-a-dia, algo que fuja da sua rotina.

Baseada principalmente nessa premissa, o nosso negócio se enquadra na estratégia de Diferenciação.

No primeiro aspectorelevante para se adequar a essa estratégia de diferenciação será o nosso ambiente. Ele será todo caracterizado com tema futebolístico, proporcionando ao cliente o bem estar e ao mesmo tempo a sensação de estar dentro de um estádio de futebol assistindo a partida do seu time favorito. Essa inovação nos permite conquistar e fidelizar cada vez mais nossos clientes, sempre superando suasexpectativas. Tal estrutura diferenciada nos coloca em vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

No aspecto tecnológico, buscamos trazer a melhor qualidade de som e imagem nunca antes explorados em empresas do ramo. Esta ferramenta, atrelada ao nosso espaço temático, proporcionará ao cliente um feeling positivo e que ao mesmo tempo agregue valor aos nossos serviços.

Para uma...
tracking img