Estratégia do mix de marketing - prof. lafaiete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estratégias do Mix de Marketing
Marketing – Definições
Processo de troca envolvendo pessoas, bens e serviços, com o objetivo de alcançar a satisfação dos clientes ou consumidores.
O objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só. O Ideal é que o marketing deixe o cliente prontopara comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou serviço disponível.
Peter Drucker
Gestão Mercadológica ou Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.
Kotler 1998
Necessidades, Desejos e Demandas
Necessidades
É um estado de privação de algumasatisfação básica. As pessoas necessitam de ar, água, vestuário e abrigo para sobreviver. Pode ser fisiológica (alimentação, abrigo..) ou psicológica (status, segurança, diversão..)
Pirâmide das necessidades de MASLOW

Desejos
São carências por satisfações específicas para atender às necessidades. Desejam um bem ou serviço. Desejam um automóvel. Desejam uma casa.
Ex: carro, moto, casa napraia
Demandas
São necessidades / desejos específicos, apoiados por uma possibilidade de pagar. Desejos se tornam demanda pelo poder de compra.
Importante: As empresas devem medir não apenas quantas pessoas desejam o produto, mas também quantas estão dispostas e aptas para adquiri-lo.
Marketing – Era da produção
O interesse da administração das empresas estava voltado principalmente para asatividades de produção, como produzir mais e mais barato. É a época da produção em massa de produtos extremamente padronizados.

Marketing – Era da distribuição
Na década de 30, o interesse da administração volta-se para a distribuição, há a necessidade de aprimorar os canais de distribuição para poder se escoar os produtos que então são produzidos em massa.
Marketing – Era do consumidor
Somentea partir de 1940 é que a administração começa a dar atenção para as necessidades e desejos do consumidor e, paralelamente, cresce o interesse pela pesquisa de marketing, apesar dele ter tido sua origem no século passado.
O Ambiente de Marketing
As atividades de marketing acontecem no limiar da fronteira da organização, com seus clientes, fornecedores, intermediários, concorrentes, entidadespúblicas e privadas.
Tais atividades se desenvolvem num ambiente de constantes mudanças internas (no âmbito organizacional) e externas (no âmbito nacional e internacional).

O Sistema de Marketing: os 4Ps, os 4Cs e os 4As
Há três sistemas integrados de marketing que definem os inter-relacionamentos dos elementos de marketing com o meio ambiente.
4Ps - O Mix de Marketing ou Composto de Marketingfoi desenvolvido por E. Jeremy McCarthy, é apresentado em quatro funções básicas e todos os elementos do composto foram criados e estabelecidos para atender o mercado-alvo, ou seja, o consumidor final.

MIX DE MARKETING

Fonte: Adaptado por Kotler (2007)
Composto de marketing: os 4Ps
Produto:
É a oferta tangível daempresa para o mercado, inclui qualidade, design, características, marca e embalagem (Kotler, 2000). Um produto ou serviço é dito certo ao consumo quando atende às necessidades e desejos de seus consumidores alvo. Um produto certo deve ter:
* Qualidade e padronização – em termos de características, desempenhos e acabamentos;
* Modelos e tamanhos – que atendam às expectativas e necessidades;* Configuração – a apresentação do produto em termos de apresentação física, embalagem, marca e serviço.
Praça: (ou distribuição)
O produto ou serviço só tem utilidade se posicionado junto ao seu mercado consumidor. A escolha da praça para o produto ou serviço relaciona-se com a escolha do canal de distribuição. As empresas precisam conhecer seus varejistas, distribuidores e as empresas...
tracking img