Estratégia de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Conclusão de Disciplina

Disciplina: Estratégia de Marketing

REALIZAR TAREFA

(*) - Campos obrigatórios

Parte superior do formulário
[pic]
Tema(*):

TEORIA DOS JOGOS

Título(*):

Estratégia de Marketing

Objetivo(*):

Este trabalho tem por objetivo definir a Teoria dos Jogos e mostrar como ela pode ser aplicada na tomada de decisões estratégicasrelacionadas à administração.

Justificativa(*):

A teoria dos jogos busca entender a lógica na hora da decisão e ajudar a responder se é possível haver colaboração entre os jogadores, em quais circunstâncias o mais racional é não colaborar e quais estratégias devem ser adotadas para garantir a colaboração entre os jogadores. A partir da avaliação dos conceitos descritos é possívelelaborar uma conclusão coerente com a realidade da situação, suas variáveis e desdobramentos previsíveis.

Introdução(*):

Através do estudo da teoria dos jogos estabelecida por conceituados matemáticos a partir da década de 1920, está sendo possível sua aplicação em diversos segmentos de estudos acadêmicos, como biologia, política, economia, administração, e principalmente matemática, ondeteve sua origem. Tem a finalidade de prever os movimentos dos outros jogadores, sejam eles concorrentes ou aliados.

Desenvolvimento(*):

A Origem da Teoria dos Jogos: a Teoria dos Jogos foi desenvolvida por John Von Neumann com o objetivo de analisar a forma como agentes econômicos ou sociais definem suas estratégias no mercado, para avaliar as prováveis decisões que tomarão.Essa teoria constituiu significativo avanço nas ciências econômicas e sociais, pois se permite examinar a conduta do jogador, agente econômico, em interação com os demais agentes, e não só de forma isolada.

Definição: Teoria dos Jogos é o estudo das tomadas de decisões entre indivíduos quando o resultado de cada um depende das decisões dos outros, numa interdependência similar a um jogo.Primeiro é interessante explicar o que não é Teoria dos Jogos: decidir qual carro comprar, por exemplo. Escolher um automóvel é uma decisão complexa pela quantidade de variáveis a considerar. Além do preço, existem a aparência, estilo, tamanho, motor, conforto, acessórios, etc. Para complicar, sempre há um trade-off: nenhum carro possui exatamente todas as características que você gostou.Seria bom se o carro A, com aqueles acessórios, também tivesse a configuração do motor do carro B. Você pode criar um algoritmo (mental ou via computador) para colocar todas as variáveis e pesos de importância (suas utilidades) e criar um ranking.
Entretanto, o exemplo do carro é uma decisão isolada - a decisão é só sua e não há interferência de outros no resultado.
Já a Teoria dosJogos estuda cenários onde existem vários interessados em aperfeiçoar os próprios ganhos, às vezes em conflito entre si.
Por exemplo, imagine que em sua empresa você tem dúvidas sobre qual ação tomar para aumentar o seu lucro: reduzir o preço, lançar outro produto ou fazer uma campanha de marketing? No caso de reduzir o preço, conhecendo a curva de demanda, se abaixar o preço em 3%, suareceita sobe 7%, pois vai ganhar market-share. Você calculou a relação de preço versus vendas e, consequentemente, a migração de consumidores do produto concorrente para o seu.
Mas e se seu concorrente reagir também e abaixar o preço na mesma proporção? Como consequência da estratégia dele, o seu ganho, antes imaginado como aumento em 7%, muda para uma perda de 5%, pois não aconteceu como vocêpreviu.
O resultado (ganho ou perda) de uma decisão depende obrigatoriamente da movimentação dos dois concorrentes, tornando a tomada de decisão muito mais complexa. Por isso, você precisa saber quais são os ganhos ou perdas de cada combinação e identificar quais são os incentivos mais atraentes para seu adversário, sabendo que ele está imaginando quais são os seus ganhos para também tomar...
tracking img