Estratégia competitiva em indústrias emergentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estratégia Competitiva em Indústrias Emergentes
As indústrias emergentes são as recentemente formadas, ou reformadas, criadas por inovações tecnológicas, alteração nas relações de custos relativos, surgimento de novas necessidades dos consumidores, ou outras alterações econômicas e sociais que elevam um novo produto ou serviço ao nível de uma oportunidade potencialmente viável de negócio.
Doponto de vista estratégico, os problemas de uma indústria emergente se apresentam também quando uma atividade antiga experimenta uma mudança drástica em suas regras competitivas conjugada com um crescimento em escala provocado pelo grande volume de pedidos em decorrência das mudanças no meio ambiente. Quando ocorre o crescimento e redefinição, uma indústria enfrenta situações estratégicas que nãodiferem substancialmente das de uma indústria começando de novo.
A característica essencial de uma indústria emergente, do ponto de vista da formulação de estratégia, é que não existem regras neste jogo. O problema competitivo neste tipo de indústria é que todas as regras devem ser estabelecidas de modo que a empresa possa competir e prosperar sujeita a elas.
Embora as industrias emergentespossam diferir bastante em suas estruturas, existem alguns fatores estruturais comuns que parecem caracterizar muitas industrias neste estágio de desenvolvimento. A maior parte relaciona-se ä ausência de bases estabelecidas para a concorrência ou de outras regras de jogo ou ao pequeno porte inicial e à novidade da indústria.
Nas características estruturais comuns temos: características tecnológicas,existe em geral muita incerteza quanto à tecnologia em uma indústria emergente. Que configuração do produto prova afinal ser a melhor? Que tecnologia parece ser mais eficiente?
Já na Incerteza estratégica é relacionada com a incerteza tecnológica, mas com efeito mais amplo, existe uma grande variedade de métodos estratégicos sendo experimentados pelos participantes da indústria.
Em altos custosiniciais mas redução acentuada do custo, um pequeno volume de produção e a novidade da indústria em geral se combinam para produzir em altos custos na indústria emergente em relação aos que pode potencialmente alcançar.
Companhias Embrionárias e Desmembramento “Spin-Offs”. A fase emergente da indústria é em geral acompanhada pela presença da mais alta proporção de companhias recém-formadas (emcontraste com unidades recém-formadas de empresas estabelecidas) em toda a história da indústria.
Compradores pela Primeira Vez. Os compradores do produto ou do serviço de uma indústria emergente são inerentemente compradores pela primeira vez. A tarefa do marketing é, assim, induzir à substituição, ou fazer com que o comprador adquira o novo produto ou serviço em vez de qualquer outra coisa.Horizonte de Tempo Curto. Em muitas indústrias emergentes a pressão para desenvolver clientes ou fabricar produtos para satisfazer a demanda é tão grande que os problemas e os engarrafamentos são tratados mais em função da conveniência do que como resultado de uma análise das condições futuras.
Subsídios. Em muitas indústrias emergentes, especialmente naquelas com tecnologia radicalmente nova ou queestão dirigidas para áreas de interesse social, pode haver subsídios para os que nelas pretendam se instala, podendo vir de fontes governamentais ou não.
Em uma indústria emergente, a configuração das barreiras de mobilidade é, em geral, previsivelmente diferente da que caracteriza a indústria na fase posterior de seu desenvolvimento. Barreiras iniciais comuns são:
• Tecnologia patenteada;
•Acesso aos canais de distribuição;
• Acesso às matérias-primas e a outros insumos (mão-de-obra especializada) de custo e qualidade adequados;
• Vantagens de custo devidas à experiência, tornadas mas significativas pela incerteza tecnológica e competitiva;
• Risco, que aumenta o custo real de oportunidade do capital e, portanto, as barreiras de capital efetivas.
Algumas destas barreiras, tais...
tracking img