Estranhoes e bi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
zarrocod

Escola Superior de Educação de Bragança

Curso: Educação Básica (1.º ano) 2011/2012

Docente: Carlos Manuel Costa Teixeira




Título: Estranhões e Bizarrocos
(historias para adormecer anjos)
De: José Eduardo Agualusa

1. Sinopse / resumo da obra

“ Estranhões & Bizarrocos(Estórias para adormecer anjos) ”



Esta obra mostra bem aquilo que é o imaginário infantil e os prodígios todos que cabem nos sonhos das crianças, reunidos em histórias para adormecer anjos. De uma imensa beleza poética, a força das palavras de José Eduardo Agualusa fazem de um conjunto de dez contos uma obra-prima da literatura infantil. Esta obra de Agualusa, foi a sua primeira obra nocampo literário dedicado as crianças.
Um inventor de coias impossíveis: formigas mecânicas, pássaros a vapor, sapatos voadores, aparelhos de produzir espirros, Estranhões e Bizarrocos e outros seres sem exemplo. Camelos sábios, uma menina de peluche, a rainha das borboletas. Um país onde tudo acontece ao contrário, os rios corre do mar para a nascente, e os gatos são do tamanho dos bois. Onascimento do primeiro pirilampo do mundo... São histórias para adormecer anjos, que embelezam esta obra e que nos levam para o mundo do surreal e da inventidade. É apenas um aliciante para uma leitura fascinante de uma obra carregada de imaginação/inventidade.
Esta obra é acompanhada de ilustrações de Henrique Cayatte, um designer e ilustrador, que nos levam para o campo da imaginação, e que por seremfascinantes já foi distinguida com alguns prémios de ilustração, bem como a obra no seu todo.
Uma obra constituída por dez contos que já foram anteriormente publicados na revista Pais e Filhos.
Este livro foi composto em New Baskerville corpo 14 e 20,impresso em papel Couché Mate de 170 gramas, e a capa em cartolina Couché Mate de 300 gramas, revestida a plástico mate e verniz localizado.Sem duvida um livro que só lendo é que conseguimos entrar neste mundo da imaginação e da inventidade e o porque de este obra ser considerada e enquadrada no campo literário da literatura maravilhosa. Uma obra para fazer exaltar a imaginação dos leitores, sendo estes crianças ou adultos. Com toda a sua inventidade, imaginação, ilustração, originalidade…


2. Palavras-chave:Estranhões e Bizarrocos
Anjos
Inventidade
Literatura Infantil
Metamorfose
Imaginação
Conto
Ilustração










3.Análise / comentário / recensão crítica da obra

Este trabalho pretende dar conta de uma leitura e análise de Estranhões & Bizarrocos (Estórias para adormecer anjos),de José Eduardo Agualusa, obra com ilustração de HenriqueCayatte.
Esta análise incide precisamente numa obra literária direccionada para a infância, esta de José Eduardo Agualusa, foi a sua primeira obra no campo literário para a infância. Redireccionada para idades sensivelmente compreendidas entre os seis e os nove anos, mas como nos vamos aperceber durante esta análise que esta é uma obra para todas as idades, mas claramente uma obro infantil, mas quetem no leitor adulto um papel fundamental para a sua divulgação.
A obra em estudo, um macrotexto, é composta por dez contos, curtos e com excelentes ilustrações que ao primeiro contacto visual e verbal levam-nos e despertam em nós uma vontade de ficar a li agarrado a ler. São contos carregados de muita imaginação/inventidade, quer no texto em si mas também na ilustração. Basta olharmos para otítulo de cada conto “Estranhões, Bizarrocos e outros seres sem exemplo”, “Sábios como camelos”, “A menina de peluche”, “ O peixinho que descobriu o mar”, “O primeiro pirilampo do mundo”, “O pais dos contrários”, “O caçador de borboletas”, “O pai que se tornou mãe”, “O sonhador”, “A menina que queria ser maça”, são alguns exemplo de muita imaginação.
Podemos dizer que esta obra e todos os seus...
tracking img