Estrangeirismos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRANGEIRISMOS

Gislaine Moreira Machado
Prof.ª Samanta Demétrio
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Letras (LED0079) – sociolinguística
16/12/2011




RESUMO


Muito têm se falado em preconceito lingüístico, dentre eles está os estrangeirismos ou empréstimos que é o uso de palavras de outras nacionalidades adaptadas à nossa língua. O uso deestrangeirismos no Brasil tem sido fruto de muitas discussões nos últimos anos. Não apenas entre os linguistas , mas também um problema público, político, tendo como argumentos à promoção, a defesa e o uso de nossa língua portuguesa. A língua é viva e este contato com diversas nacionalidades traz grandes benefícios, pois enriquece cada vez mais nosso vocabulário, muitas palavras já fazem parte do nossocotidiano, até mesmo de nossa cultura, impossibilitando o desuso das mesmas como propôs nosso Deputado Aldo Rebelo criando o projeto de lei que proíbe o uso de qualquer expressão ou palavra de origem estrangeira querendo desta forma reforçar que os brasileiros possuem uma língua pura e única, sendo a representante da “nossa” identidade nacional.Depois de várias análises feitas pelos estudiosos dalíngua , percebem-se os diversos equívocos cometidos pelo redator do referido projeto.



Palavras - chave: Lingüistas, Lei, Estrangeirismos.



1 INTRODUÇÃO

Estamos acostumados com a presença dos estrangeirismos na língua portuguesa, muitas palavras das quais nem fazemos ideia de sua origem; palavras do nosso cotidiano que passaram pelo processo de aportuguesamento ou seja, onde agrafia e a pronúncia são adaptadas para o português. O estrangeirismo era um assunto restrito ao estudo e análise dos lingüistas, mas que tornou-se assunto de muita curiosidade à população, depois de um projeto de lei com intenção de proibir o uso dos estrangeirismos no Brasil, Portanto discutiremos neste presente artigo a importância dos estrangeirismos em nossa língua, veremos que não aceitar asua existência pode ser considerado um preconceito lingüístico que torna portanto, o projeto de lei infundável, pobre em seus argumentos sendo motivo de muitas discussões entre lingüistas estudantes e população que defende uma língua livre de preconceitos e principalmente viva.
Mas do contrário também ocorre, veremos diversas expressões e palavras já sendo implantadas em dicionários americanos,principalmente ao que diz respeito a nossa culinária e cultura.



2 ESTRANGEIRISMO

O que é estrangeirismo afinal? As várias línguas existentes no mundo não estão estáticas, nem isoladas, estão, na verdade, em verdadeira ebulição, em constante contato. Vários fatores contribuem para essas relações entre as línguas. Entre eles, podemos citar queda das fronteiras comerciais e oavanço dos meios de comunicação, que são apenas dois exemplos do quanto as línguas do mundo podem estar em contato fazendo surgir dois fenômenos lingüísticos, o estrangeirismo e o empréstimo.
Segundo Câmara Jr. (1998 p. 104, 105), empréstimo á a ação de traços lingüísticos diversos do sistema tradicional. O condicionamento social para os empréstimos é o contacto entre povos de línguas diferentes, oqual o qual pode ser por coincidência ou contigüidade geográfica determina os empréstimos íntimos e a língua a que é feito o empréstimo constitui um substrato, um superstrato ou um adstrato. Os empréstimos à distância são culturais. O que quer dizer é que estrangeirismos é o uso de palavras e expressões de línguas estrangeiras utilizadas cotidianamente, em um país onde a língua oficial éoutra,como no caso do Brasil, onde fazemos uso do inglês, francês, espanhol, entre outras, “misturado” com a língua portuguesa (Faraco, 2001). Existem duas formas de estrangeirismos: O aportuguesamento que é quando a grafia e a pronúncia são adaptadas para o português, e o sem aportuguesamento quando conserva- se a forma original da palavra exemplo, mouse do inglês mouse.


2.1 PRECONCEITOS...
tracking img