Estrangeirismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

O ESTRANGEIRISMO NA LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO

O uso do estrangeirismo tornou-se comum na Língua Portuguesa, trazendo novos vocábulos,assim como a influência da globalização, ideologia e multiculturalismo para novas discussões. O português recebe vocábulos como resultado das relações políticas, culturais e comerciais com outros países.Constata-se que essa liderança idiomática é reflexo de vários fatores, dentre o mais relevante está a globalização, assim como é perceptível e inegável a predileção dos termos estrangeiros porusuários de nosso idioma, resultando em influência na língua e na cultura.

O motivo da valorização de estrangeirismos, em especial de origem norte-americana, é o contato cotidiano com o inglês,devido à globalização, que gerou uma certa idéia de status (outra expressão estrangeira), assim, parece mais fino falar pelas expressões que exigem uma “forçadinha” no sotaque. Além do mais,demonstra mais intimidade com outras línguas, parecendo que domina não só o português, mas o estrangeiro também.

LEI CONTRA O ESTRANGEIRISMO

O Projeto de Lei 1676, de 1999, de autoria dodeputado Aldo Rebelo, que dispõe sobre a promoção, proteção, defesa e o uso da língua portuguesa, objetiva manter o uso excessivo de expressões em língua estrangeira, os chamados estrangeirismos, que,segundo Aldo, dificultam a comunicação do povo brasileiro. Desta forma, com a aprovação da lei, todos os documentos oficiais do Brasil deverão ser escritos em português. E toda comunicação dirigida aopúblico, caso utilize palavras em outra língua, terá tradução para o português. A regra vale para peças publicitárias, relações comerciais, meios de comunicação de massa e informações afixadas emestabelecimentos comerciais.


A LÍNGUA NACIONAL

Se a população está agregando ao seu vocabulário cada vez mais palavras estrangeiras enquanto desconhece a própria língua, o problema está...
tracking img