Estrangeirismo Lingu Stico

538 palavras 3 páginas
Existem alguns pontos controversos quando o assunto é a língua. Entre os diversos pontos que geram discussões acaloradas entre os linguistas está o estrangeirismo. Verdade é que os empréstimos linguísticos nem sempre são vistos com bons olhos, muitos estudiosos acreditam que eles podem ameaçar a soberania da língua portuguesa, bem como empobrecer e dificultar a comunicação, função primordial da linguagem.
Bom, diante de tantas polêmicas, o sítio de Português preparou uma listinha sobre tudo que você precisa saber sobre estrangeirismo. O que é? Para que serve? Ele realmente coloca em risco nossa língua portuguesa? Boa leitura, bons estudos!
Tudo que você precisa saber sobre estrangeirismo
1. O que é estrangeirismo?
O estrangeirismo é o emprego de palavras, expressões e construções alheias ao idioma tomadas por empréstimos de outra língua. Vocábulos oriundos de outras línguas são incorporados por meio de um processo natural de assimilação de cultura ou ainda por conta da proximidade geográfica com regiões cujos idiomas oficiais sejam outros. Sendo assim, podemos dizer que o estrangeirismo é um fenômeno linguístico orgânico, isto é, ele acontece de maneira espontânea e, quando menos percebemos, estamos utilizando empréstimos linguísticos para nos referir a objetos e ideias.
2. O estrangeirismo não coloca em risco a soberania da língua portuguesa:
Alguns estudiosos, sobretudo os tradicionalistas, veem o estrangeirismo como uma ameaça à língua portuguesa, um patrimônio cultural imaterial do Brasil. Contudo, é preciso cautela antes de afirmarmos que os empréstimos linguísticos causam prejuízos ao idioma oficial de um país. É absurdo o mito que corre por aí com ares de verdade de que, de repente, todos substituiremos o português pelo inglês, idioma que mais vocábulos empresta ao português na atualidade.
O estrangeirismo é um fenômeno social e, para que você entenda melhor o que isso significa, podemos comparar a língua à vestimenta: assim como as roupas, os

Relacionados

  • PORTUGUES NO DIREITO Ronaldo Caldeira Xavier
    93189 palavras | 373 páginas