Estraatégia de Gestão Disney

2921 palavras 12 páginas
1. Administração Estratégica
1.1. Conceito
Administração Estratégica A administração estratégica pode ser definida como “um processo contínuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado ao seu ambiente” (Certo & Peter, 1993). Ela busca maximizar a utilização da estrutura e das capacidades organizacionais, de modo a obter uma vantagem competitiva para atingir os objetivos estratégicos da empresa. Uma vantagem competitiva traz “uma posição favorável em um setor ou mercado” (Porter, 1989), e pode ser obtida, por exemplo, pela diferenciação do produto ou serviço. Um serviço de qualidade superior pode ser fundamental para alcançar uma estratégia de satisfazer o cliente. É certo, porém, que não basta ter apenas uma vantagem competitiva. “Ela deve ser sustentável, para que a empresa tenha uma base fundamental de desempenho acima da média em longo prazo “(Porter, 1989). Esta sustentabilidade poderia ser garantida com um processo de aprendizagem continuada.
2. Administração Estratégica: Walt Disney Corporation
A Walt Disney Corporation é uma empresa multinacional norte-americana do setor de entretenimento fundada em 1923 pelos irmãos Walt e Roy Disney. Ela atua na área de criação (TV, cinema e música), de veículos de comunicação e de parques e resorts.
Os parques e resorts da Walt Disney Corp., que serão o foco do presente trabalho, estão presentes em quatro localidades: Estados Unidos (Califórnia e Flórida), França e Japão. Recentemente, foi inaugurado neste complexo mais um parque temático, o Animal Kingdom.
Por ser uma empresa de produtos e serviços, especialmente no caso dos resorts e parques temáticos, a Disney tem uma ligação forte e direta com os clientes. O contato com os clientes e, simultaneamente, o tratamento a eles dispensados, são os pontos-chave para a manutenção do sucesso da organização. A figura A demonstra como a Disney administra estrategicamente os seus parques e resorts. A estratégia da Walt Disney Corp.

Relacionados