Estrátégias de comuniçao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

Éder Clóvis de Oliveira1
Juliana de Oliveira Mendonça Ribeiro2
Rogério Tenório de Moura3

RESUMO

A comunicação pode ser considerada o processo social básico, primário, porque é ela que torna possível à própria vida em sociedade. Vida em sociedade significa troca, intercâmbio, esse eterno toma lá, dá cá entre as pessoas. E todo intercâmbio entre osseres humanos só é realizado através da comunicação. Se a base da sociedade é a economia, a base da economia é a comunicação e transformou-se numa grande indústria e num grande comércio, que movimentam muitos bilhões de dólares por ano. A comunicação e a informação determinarão o fracasso ou o sucesso de empresas e negócios nas próxima décadas, mudará a estrutura dos mercados, o comportamento dosclientes internos e externos, e conseqüentemente as relações de trabalho. Com o tempo, vai impactar toda a vida social, os valores, a política e a cultura de forma indelével, porém definitiva.

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação, Informação, Economia, Empresas.

INTRODUÇÃO

As corporações estão passando por fantásticas transformações nas últimas duas décadas, num processo que continuará nospróximos anos, com conseqüências ainda mais imprevisíveis, tal a velocidade e a natureza das mudanças. O impacto da informação já redesenha as empresas e o universo dos negócios, mas está apenas começando.
Apesar de toda essa importância vista na comunicação e na informação, cada vez mais acessível em qualquer parte do planeta, vale lembrar que não se pode esquecer dos valores e ospotenciais humanos dentro de uma empresa.

Informação X Comunicação

A informação é unilateral, ou seja, exige apenas transmissão. A informação é a matéria prima da comunicação, mas existe independente da comunicação.
Enquanto que a comunicação é um processo bilateral, exige transmissão/recepção. Quando o receptor interpreta a informação, realiza-se a comunicação.

Importância daComunicação

Em tempos de Internet, onde prevalece a informação rápida e qualificada, a comunicação truncada não tem vez. Os especialistas continuam com a razão: a empresa ou o ser humano que não se comunica, ou tem pouco para contar ou tem muito para esconder. Em qualquer uma das situações expostas, ele estará sujeito a desvantagens em seus negócios.
Hoje, as empresas sabem que comunicarnão é apenas um dever, mas um fator estratégico para conseguir alcançar o sucesso de seus negócios e a conquista da opinião pública.

Comunicação externa

Não menos importante do que a simples divulgação de produtos ou serviços, a comunicação externa é poderosa ferramenta para a empresa dialogar com a sociedade, dar satisfação de seus atos e conhecer expectativas, é um instrumentofundamental para construir e solidificar a imagem empresarial.
Uma política de comunicação externa clara e definida é reconhecida como fator estratégico para o sucesso da corporação.
A princípio, pode parecer fácil implantar uma política de comunicação externa em uma empresa. Mas não basta definir princípios e traçar estratégicas. Criar e implantar uma política de comunicação é uma tarefaárdua antes de tudo, e quase sempre, é preciso mudar mentalidades e a própria cultura da empresa, não apenas da alta direção, mas principalmente, da média gerência.
Quando se fala em mudança de mentalidade, pode-se imaginar uma empresa como a Volkswagem, com cerca de 400 diretores, gerentes e supervisores, pessoas que, de alguma forma, controlam as informações em suas áreas. Em muitoscasos, sentem-se donas das informações ou inseguras por terem de compartilha-las. Ainda há o medo de que a divulgação possa prejudica-las.
No oposto a isso, outros entendem que informação é o poder e querem usá-la para atender a seus projetos pessoais, mais do que aos interesses corporativos.
Essas mentalidades têm que mudar para que os funcionários de uma corporação, em todos os...
tracking img