Estrátégias de comuniçao

Páginas: 9 (2215 palavras) Publicado: 24 de abril de 2011
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

Éder Clóvis de Oliveira1
Juliana de Oliveira Mendonça Ribeiro2
Rogério Tenório de Moura3

RESUMO

A comunicação pode ser considerada o processo social básico, primário, porque é ela que torna possível à própria vida em sociedade. Vida em sociedade significa troca, intercâmbio, esse eterno toma lá, dá cá entre as pessoas. E todo intercâmbio entre osseres humanos só é realizado através da comunicação. Se a base da sociedade é a economia, a base da economia é a comunicação e transformou-se numa grande indústria e num grande comércio, que movimentam muitos bilhões de dólares por ano. A comunicação e a informação determinarão o fracasso ou o sucesso de empresas e negócios nas próxima décadas, mudará a estrutura dos mercados, o comportamento dosclientes internos e externos, e conseqüentemente as relações de trabalho. Com o tempo, vai impactar toda a vida social, os valores, a política e a cultura de forma indelével, porém definitiva.

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação, Informação, Economia, Empresas.

INTRODUÇÃO

As corporações estão passando por fantásticas transformações nas últimas duas décadas, num processo que continuará nospróximos anos, com conseqüências ainda mais imprevisíveis, tal a velocidade e a natureza das mudanças. O impacto da informação já redesenha as empresas e o universo dos negócios, mas está apenas começando.
Apesar de toda essa importância vista na comunicação e na informação, cada vez mais acessível em qualquer parte do planeta, vale lembrar que não se pode esquecer dos valores e ospotenciais humanos dentro de uma empresa.

Informação X Comunicação

A informação é unilateral, ou seja, exige apenas transmissão. A informação é a matéria prima da comunicação, mas existe independente da comunicação.
Enquanto que a comunicação é um processo bilateral, exige transmissão/recepção. Quando o receptor interpreta a informação, realiza-se a comunicação.

Importância daComunicação

Em tempos de Internet, onde prevalece a informação rápida e qualificada, a comunicação truncada não tem vez. Os especialistas continuam com a razão: a empresa ou o ser humano que não se comunica, ou tem pouco para contar ou tem muito para esconder. Em qualquer uma das situações expostas, ele estará sujeito a desvantagens em seus negócios.
Hoje, as empresas sabem que comunicarnão é apenas um dever, mas um fator estratégico para conseguir alcançar o sucesso de seus negócios e a conquista da opinião pública.

Comunicação externa

Não menos importante do que a simples divulgação de produtos ou serviços, a comunicação externa é poderosa ferramenta para a empresa dialogar com a sociedade, dar satisfação de seus atos e conhecer expectativas, é um instrumentofundamental para construir e solidificar a imagem empresarial.
Uma política de comunicação externa clara e definida é reconhecida como fator estratégico para o sucesso da corporação.
A princípio, pode parecer fácil implantar uma política de comunicação externa em uma empresa. Mas não basta definir princípios e traçar estratégicas. Criar e implantar uma política de comunicação é uma tarefaárdua antes de tudo, e quase sempre, é preciso mudar mentalidades e a própria cultura da empresa, não apenas da alta direção, mas principalmente, da média gerência.
Quando se fala em mudança de mentalidade, pode-se imaginar uma empresa como a Volkswagem, com cerca de 400 diretores, gerentes e supervisores, pessoas que, de alguma forma, controlam as informações em suas áreas. Em muitoscasos, sentem-se donas das informações ou inseguras por terem de compartilha-las. Ainda há o medo de que a divulgação possa prejudica-las.
No oposto a isso, outros entendem que informação é o poder e querem usá-la para atender a seus projetos pessoais, mais do que aos interesses corporativos.
Essas mentalidades têm que mudar para que os funcionários de uma corporação, em todos os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunição
  • COMUNICAO
  • comunicao
  • comunição
  • Comunicão
  • comunicao
  • comunicao
  • comunicao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!