estou me formando

Páginas: 9 (2041 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2014
ESTOU ME FORMANDO(OU EU ME FORMEI) E QUERO TRABALHAR:QUE OPORTUNIDADES O SISTEMA DE SAÚDE ME OFERCE NA SAÚDE COLETIVA?ONDE POSSO ATUAR E QUE COMPETÊNCIAS PRECISO DESENVOLVER?
A saúde coletiva oferece várias oportunidades de trabalho para os profissionais de saúde. Durante a graduação das profissões da saúde, os estudantes em geral tem contato com alguns aspectos dos campos clássicos da SaúdeColetiva, que são as políticas e o planejamento em saúde, a epidemiologia e as ciências sociais e humanas aplicadas à saúde. Essa amostra entretanto não oferece uma visão suficiente sobre as oportunidades que o sistema de saúde oferece para a atuação na àrea da saúde coletiva.
A saúde coletiva é ao mesmo tempo núcleo de saberes e de práticas sociais que tem por objetivo o conjunto das necessidadessociais de saúde e dá suporte às práticas de distintas categorias e atores sociais face às questões de saúde/doença e da organização da assistência. Desse modo tudo quen diz respeito à saúde do público diz respeito à saúde coletiva.
O meio ambiente, o saneamento; as condições de trabalho; as condições de produção e comercialização dos alimentos; o impacto das diferentes maneiras de viver sobre asaúde das pessoas e das populações; a promoção da saúde; a prevenção das doenças; as maneiras como se organizam os sistema, os serviços e o cuidado à saúde das pessoas; o controle sobre a produção e a prescrição de medicamentos; o estudo e o controle sobre o comportamento das doenças na população; a educação e a informação em saúde; os modos de governar e planejar a saúde, envolvendo aparticipação de diferentes atores sociais; a saúde como direito do cidadão; a saúde como direito do consumidor; as maneiras como os distintos segmentos sociais compreendem a saúde, a doença e a morte e como se organizam para interferir sobre elas – nas cidades e nas regiões rurais – são exemplos de temas relacionados às necessidades sociais de saúde.
RECONHECENDO E DESDOBRANDO AS ÁREAS “CLÁSSICAS” DA SAÚDECOLETIVA
Saúde é um tema complexo, produto da história, da cultura, da religião da organização social e econômica, das condiçoes de vida e trabalho, da subjetividade, dos valores, dos desejos e das relações afetivas das pessoas e dos grupos que elas são partes.
Ou seja, a maneira como as pessoas vivem , moram, alimentam-se, trabalham, amam, divertem-se, movimentam seus corpos, ou seja a maneiracomo as pessoas levam sua vida, interfere no seu equilibrio vital e no seu processo saúde-doença. Além disso, os modos como as pessoas compreendem à saúde e a doença, definem o que lhes faz bem ou mal, como buscam informações sobre saúde, e como procuram cuidar de sua saúde interfere no modo como se relacionam com os serviços de saúde e nas expectativas que tem a respeito deles – individual ecoletivamente.
DESDOBRANDO-SE A ÁREA DAS POLITICAS DE SAÚDE
O setor saúde em determinado momento é a combinação articulada de todos os campos de força gerados pelas questões relacionadas à saúde. Isso porque cada problema em discussão na sociedade gera seu campo de forças, ou seja mobiliza a ação de determinados sujeitos interessados. Por ser um espaço social, ele se redifine permanentemente,conjuntural e historicamente, como espaço em que se disputa o poder cotidiano e como espaço em que se disputa o poder social geral.
Portanto a estrutura do poder do setor saúde é gerada em sua articulação com o Estado. Assim é que em alguns grupos sociais já acumularam poder suficiente para pautar políticas relativas a temas de seu interesse e outros não; certos temas já são coletivamentereconhecidos como relevante e já foram incorporados à agenda geral do setor saúde; alguns temas já suscitaram ampla produçaõ de conhecimento, outros ainda estão em fase de amadurecimento.
DESDOBRANDO-SE A ÀREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS EM SAÚDE
Hoje há distintos segmentos sociais organizados com o objetivo de conquistar/assegurar as melhores condições possiveis para aprodução de sua saúde: respeito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formando
  • Formando
  • Formando
  • Formando
  • formando
  • Formando
  • Formando
  • Formando

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!