Estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REMUNERAÇÃO COM FOCO EM COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA RS FLORESTAL

Rosângela Maria Mendonça Soares Heinski1 Fernando Antônio Pereira2

RESUMO
Atualmente, no momento de crise mundial, os administradores têm como uma de suas preocupações adequarem a realidade empresarial e a satisfação de seus colaboradores à remuneração que recebem. A remuneração com foco em competências temcontribuindo nessa difícil tarefa, pois se vincula à capacitação das pessoas para responder ao ambiente mais complexo dos negócios. As grandes empresas foram as primeiras a adotar esse sistema; contudo, para manterem-se competitivas, as médias e pequenas empresas também passaram a preocupar-se com esse modelo de remuneração. Este artigo fundamenta-se num referencial teórico versando sobre tipos deremuneração − remuneração tradicional e remuneração com foco em competências −, complementa-se com uma pesquisa exploratória baseada num estudo de caso na empresa RS Florestal.

Palavras-chave: Gestão por competência. Remuneração tradicional. Remuneração com foco em competência.

INTRODUÇÃO Nos dias atuais, a administração moderna, inserida no mundo globalizado, tem como uma de suaspreocupações, em meio a mudanças e crises econômicas, a difícil tarefa de adequar à realidade empresarial a remuneração apropriada para os seus colaboradores. No passado, o esforço era basicamente concentrado em pagar o salário que fosse devido ao cargo. Porém, com o passar do tempo, os administradores perceberam que necessitavam um maior comprometimento do pessoal com os destinos e o desempenho das empresas.Assim, os gestores, para conseguirem maior flexibilidade e alinhamento da remuneração com a estratégia do negócio, passaram a atribuir um peso maior às competências na definição de remuneração.
Administradora, Mestre em Administração. Professora da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA e das Faculdades Porto Alegrense – FAPA, Perita Judicial e Instrutora de treinamento. 2 AdministradorULBRA/2008, Diretor da Empresa RS Florestal.
1

2

Surgiu então à remuneração e carreira por competências, que estabeleceu uma mudança na maneira de pensar e de remunerar os colaboradores. A remuneração por competências está vinculada à capacitação das pessoas para responder ao ambiente mais complexo dos negócios. Profissionais que apresentam competências relacionadas a diferentes funções e visãoglobal do negócio tornam-se mais valiosos para as empresas. Sendo assim, esses profissionais necessitam ser remunerados de maneiras diferentes. Essa nova abordagem muda o foco do cargo para a pessoa, dentro de vários parâmetros previamente estabelecidos. Este artigo fundamenta-se num referencial teórico versando sobre remuneração tradicional e remuneração por competência e complementa-se com umapesquisa exploratória baseada num estudo de caso na empresa RS Florestal destacando as vantagens que terá esta empresa com a utilização da remuneração com foco em competências. Para isto, elabora-se um caminho fundamentado no Trabalho de Conclusão de curso de Pereira, 2008.

REMUNERAÇÃO TRADICIONAL E REMUNERAÇÃO COM FOCO EM COMPETÊNCIA Remunerar adequadamente os trabalhadores sempre foi preocupaçãodos

administradores. Na administração científica, a idéia central era conciliar empresa e produção com as pessoas e o salário pago a elas. Nos modelos Taylorista e Fordista, a remuneração dos empregados era, geralmente, feita através do pagamento por peça. Esse sistema tinha como principal objetivo reduzir os custos com a mão de obra e aumentar a produção, minimizando o erro humano (WOOD;PICCARELLI, 1999). À medida que a industrialização avançou, o sistema fundamentado no cargo foi concretizando-se, através de técnicas de análise, especificação e avaliação dos cargos. Por meio dessa sistemática, facilitava-se a operacionalização do sistema salarial: as muitas funções das fábricas eram agrupadas conforme características semelhantes. Esse sistema era no início altamente técnico, e,...
tracking img