estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


INTRODUÇÃO



Em administração, estoque, refere-se às mercadorias, produtos (finais ou inacabados) ou outros elementos na posse de um agente económico. É usado, sobretudo no domínio da logística e da contabilidade. A gestão de estoques é um conceito que está presente em praticamente todo o tipo de empresas, assim como na vida cotidiana das pessoas.
Desde oinício da sua história que a humanidade tem usado estoques de variados recursos, de modo a suportar o seu desenvolvimento e sobrevivência, tais como ferramentas e alimentos. No meio empresarial, se por um lado o excesso de estoques representa custos operacionais e de oportunidade do capital empatado, por outro lado níveis baixos de estoque podem originar perdas de economias e custos elevados devidoà falta de produtos.
Veremos aqui as vantagens, ou seja, os fatores mais relevantes que levam as organizações a constituir estoques e desvantagens, os principais inconvenientes na constituição de estoques, seus custos na armazenagem de materiais e tipos de estoques.
Na busca das empresas por obter vantagens competitivas em relação aos concorrentes, atender osconsumidores no momento e na quantidade desejados é fator decisivo para o sucesso e isto só é possível com um controle rigoroso de estoque.
Dentre os princípios básicos para esta administração, está a determinação do número de itens, a periodicidade de contagem, o bom armazenamento e a identificação de produtos danificados ou obsoletos.




ESTOQUE
Podemos definir estoque como aacumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de produção e/ou operações. De forma ampla e genérica, estoque pode ser entendido como qualquer recurso armazenado. Desta maneira, uma fila seria um estoque de pessoas a espera de atendimento; um banco teria um estoque de pessoas e de caixas eletrônicos para atender os clientes; um escritório de advocacia teria estoque de processos. Vantagens de constituir estoques
Podem-se constituir estoques com uma finalidade especulativa, comprando-se os mesmos a baixos preços para vendê-los a preços altos Para assegurar o consumo regular de um produto em caso de a sua produção ser irregular;Geralmente, na compra de grandes quantidades beneficia-se de uma redução do preço unitário;Não sendo prático o transporte de produtos em pequenas quantidades, opta-se por encher os veículos de transporte no intuito de economizar-nos custos de transporte; A existência de estoque pode-se justificar apenas pela legítima preocupação em fazer face às variações de consumo;Para prevenção contra atrasos nas entregas, provocados por avarias durante a produção, greves laborais, problemas no transporte, etc; Armazenamento de produtos, se a produção for superior ao consumo, em alturas de crise poderá contribuir paraevitar tensões sociais; Beneficia-se da existência de estoques, quando este evita o incômodo de se fazer entregas ou compras muito frequentes.
Desvantagens na constituição de estoques
Fragilidade de certos produtos, que não possuem condições de serem mantidos estocados ou poderão ser mantidos em períodos muito curtos;...
tracking img