Estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é Estoque
KOCH, (2008). Fala que “estoque é onde se está armazenado todo o tipo de peças acabadas, materiais auxiliares, peças de manutenção e matérias-primas”.
1.1 Tipos de estoques:
Existem vários tipos de estoque, conforme afirma, Koch
* Estoque de peças acabadas: Este tipo de estoque se consiste como produtos prontos e finalizados para venda como, por exemplo: peças paraautomóveis, materiais de construção, eletrodoméstico etc..
* Estoque de materiais auxiliares: Materiais que auxiliam na transformação de uma peça ou matéria-prima, como: Lixas, tintas, pastilhas, ferros etc..
* Estoque de manutenção: Materiais onde estão estocados todos os tipos de peças acabadas para uso nas partes de oficinas, como: Ferramentas, parafusos, rolamentos e também materiais deescritório, como: papeis, formulários, canetas, entre outros materiais itinerantes a essa função.
* Estoque de matéria-prima: Material aonde vai para uma determinada área da fabrica e receberá uma transformação para virar um produto acabado, como por exemplo: uma barra de latão se transforma em varias conexões.
Já CASTIGLIONI, (ANO, Pag.17,). Fala que “podemos encontrar várias formas de controlaresses tipos de estoque como; estoque certo para cada empresa,a quantidade correta no tempo certo,de cada item ao longo do tempo produtivo tanto dentro quanto fora das organizações”.Exemplo:pneus,a empresa compra mil e mantém quinhentos dentro da empresa e outros quinhentos no fornecedor.

CASTIGLIONI, ( ANO, Pag.23).Fala que as atividades básicas das estruturas dos estoques podem ser assimdescritas:
Recebimentos: O mesmo receberá as mercadorias e verificará se está de acordo com as condições e normas da empresa como:quantidades pedidas,códigos exatos,fornecedores corretamente especificados nos seus CNPJ.Exemplo:a empresa peça do fornecedor X no estado do Paraná e mesma tem filial no Brasil todo e manda o material de outro estado.
Estocagem: É um conjunto de operações relacionado naguarda de materiais, como a quantidade do guardar e por que estocar a quantidade de um tipo de material dentro da empresa, como por exemplo: pastilhas de freio,todas as vezes que um cubo de roda for revisado,quase sempre serão trocado as mesmas.
BOWERSOX; CLOSS; COOPER, (Pag.172). Os mesmos falam que “primeiramente os sistemas de planejamento de estoque, exigem previsões precisas e coordenadas paracada tipo de armazenamento e estocagem. A previsão é necessária para orientar o fluxo de material a ser estocado”. Se esses fatores forem mal planejados podem causar transtornos irreversíveis à empresa, pois se o ramo de atividade possuir grande variedade de itens e a empresa tiver que manter grande quantidade de cada item, todo o capital de giro poderá ser gasto somente em estoque, desfalcandoas demais necessidades a serem atendidas. Isso pode acontecer com todos os fatores citados acima.
KOCH, (2008).Fala que “controle de estoque é de extrema importância,pois é necessário para manter o nível de serviço,mas,em contrapartida,gera grandes custos.Para diminuir esses custos duas ações podem ser tomadas:a centralizações dos estoques que diminui o total estocado e o planejamento mais precisopossível não gerando estoques desnecessários.Também como projetar as instalações e determinar a quantidade e a localização de todos os tipos de materiais que serão estados num determinado espaço dentro do estoque.As armazenagens dos materiais assumiram,então, uma grande importância na obtenção de maiores lucros
Com isto podemos dizer que, não é mais suficiente apenas guardar as mercadorias emdepósitos, e sim, melhorar os espaços encontrados com endereçamentos e localizações para facilmente serem achados dentro dos armazéns e reduzir o custo com desperdícios e percas de mercadorias.
“O conceito de ocupação que se concentrava mais na área do que na altura, esta mudando. Em geral, o espaço destinado à armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado. Com o passar do tempo, o mau...
tracking img