Estoque - peps - ueps

GESTÃO DE ESTOQUES

A gestão de estoques é um conceito que está presente em praticamente todo o tipo de empresas, assim como na vida cotidiana das pessoas. Desde o início da sua história que ahumanidade tem usado estoques de variados recursos, de modo a suportar o seu desenvolvimento e sobrevivência, tais como ferramentas e alimentos.
No meio empresarial, se por um lado o excesso de estoquesrepresenta custos operacionais e de oportunidade do capital empatado, por outro lado níveis baixos de estoque podem originar perdas de economias e custos elevados devido à falta de produtos. Regrageral, não é tarefa fácil encontrar o ponto ótimo neste Trade-off. O alastrar do numero de SKU's (Stock Keeping Units), o aumento da diferenciação de produtos, assim como da competição global, têmdificultado ainda mais essa tarefa.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES

De modo a avaliar os estoques, podemos citar dois critérios usualmente utilizados, sendo eles:

• PEPS (primeiro a entrar,primeiro a sair);
• UEPS (último a entrar, primeiro a sair);

PEPS

Este critério, também conhecido como FIFO (first-in, first-out) apura que os primeiros artigos que entrarem no estoque, vãoser aqueles que vão sair em primeiro lugar, deste modo o custo da matéria-prima deve ser considerado pelo valor de compra desses primeiros artigos.
Nesta maneira de agir, o estoque apresenta umarelação bastante expressiva com o custo de reposição, sendo esse estoque representado pelos preços pagos recentemente. Obviamente, adaptar este método, faz com que o efeito da oscilação dos preços sobreos resultados seja expressivo, as saídas são confrontadas com os custos mais antigos, sendo esta uma das principais razões pelas quais alguns se mostram contrários a este método.

VANTAGENS DOMÉTODO PEPS

As vantagens de utilização deste método, são:
O movimento estabelecido para os materiais, de forma ordenada e contínua, simboliza uma condição necessária para um perfeito controlo dos...