Estoque gerenciado pelo fornecedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTOQUE GERENCIADO PELO FORNECEDOR
V.M.I. – Vendor Managed Inventory

Independente do tamanho, do tipo de indústria e da localização geográfica, a maioria das empresas nos últimos tempos tem enfrentado significativos desafios voltados para sua cadeia de suprimentos, como a diminuição da margem de lucro, redução na retenção de clientes, aumento da competição global e o aumento na velocidade dacadeia de suprimentos.
Em contrapartida, as incertezas e o risco do mercado, onde os resultados acontecem abaixo do planejado ou abaixo do potencial, tornam estes fatores de mercado um obstáculo enorme na cadeia de suprimentos.
Segundo Barbeiro (2005), o desafio do serviço ao cliente é hoje comum à maioria dos setores industriais. Os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes, sendo ofator serviço fundamental na escolha dos fornecedores.
Utilizar-se de estoques para garantir o nível de serviço torna-se cada vez mais caro, devido à diversificação dos produtos, ao curto ciclo de vida e às incertezas sobre a demanda. Neste contexto competitivo, a maioria das empresas está sendo forçada a repensar o próprio processo de planejamento.
Conforme citado por Guarniere et al (2006), oSCM (supply chain management) que muitos acreditam ser uma extensão da logística empresarial, mas que na verdade é mais abrangente, pois além de necessitar da gerencia logística para administrar o fluxo de bens, serviços e informações do ponto de origem (fornecedores) até o ponto destino (consumidor final), envolve também os processos dos fornecedores da empresa visando maior integração dasatividades de ambos e o desenvolvimento de parcerias que permitem agregar maior valor ao produto final.
Vollmann (1996) citado por Filho et al (2007), menciona que o objetivo central na gestão da cadeia de suprimentos é maximizar a integração entre os agentes da cadeia, tornando realidade as potenciais sinergias entre estes membros, com vistas a atender o consumidor final mais eficientemente, tantopor meio de redução de custos, como por meio da adição de valor aos produtos finais. A gestão da cadeia de suprimentos pode representar relações ganha-ganha aos diversos agentes componentes de determinada cadeia.
Treacy e Wiersema (1997) apud Barbeiro (2005), em seu livro The Discipline of Market Leaders, indica que as companhias que desejam manter suas posições de liderança de mercado devemfocar em uma das três disciplinas de valor: liderança em produto, intimidade com os clientes ou excelência operacional. Além disso, uma vez que uma companhia tenha focado numa disciplina de valor, ela deve no mínimo ser competente nas outras duas, caso queira manter sua liderança de mercado. Ou seja, equilíbrio é fundamental para o sucesso sustentado no mercado e o Planejamento de Vendas e Operações(S&OP) é um processo de gerenciamento que permite o equilíbrio entre a excelência operacional e as estratégias de crescimento da empresa.
Barbeiro (2005) usando o relatório de benchmark em planejamento de vendas e operações elaborado pelo Aberdeen Group (Inventory Management Report, 2004) aponta que o S&OP está sendo considerado uma das principais armas competitivas para garantir que aorganização atenda de maneira lucrativa os clientes corretos, através de canais apropriados, com os produtos corretos. Para tanto, um planejamento e a execução das estratégias da empresa para disponibilizar os seus produtos no mercado competitivo se torna uma das grandes vantagens de um processo de S&OP robusto.
VMI (Vendor Managed Inventory) ou Estoque Gerenciado pelo Fornecedor é uma técnica utilizada emprogramas de reposição contínua como uma otimização da cadeia de suprimentos, onde o fornecedor, e não o cliente administra quando e em que quantidade os estoques do cliente serão ressupridos.
Sendo um processo inserido dentro do planejamento de vendas e operações (S&OP) para gerenciar o fluxo de informações com os fornecedores, o VMI vem sendo utilizado na busca da minimização dos estoques,...
tracking img