Estoqu dhl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

A cada dia mais, é ressaltada a importância e a necessidade do estoque, pois as empresas atuam em um cenário competitivo, e buscam o estoque para uma redução de custos, incertezas e aumento de produtividade.
Porém o estoque só é uma ferramenta relevante quando usado de maneira correta, pois caso utilize o método errado, pode inferir um custeio maior do que o esperado. Emanexo segue os modelos dos métodos de estoques existentes (anexos 1).
Apresentaremos o estoque através da empresa DHL, que é uma empresa de grande porte, atuante do ramo de logística.


2 Estoque


2.1


Para falarmos de estoque precisamos entender o que é estoque, segundo João José Viana, ”estoque é a composição de materiais, mercadorias ou produtos acumulados parautilização posterior de modo a permitir o atendimento regular das necessidades dos usuários para a continuidade da atividade da empresa”, ou seja, é todo material mantido na empresa para utilização em seus fins.
O estoque existe, pois devemos evitar um descontrole financeiro e quando há uma sincronização entre a demanda e a oferta, minimiza-se os custos de produção, tornando o produto maiscompetitivo, e previne as incertezas em relação à transferência.
São vários os tipos de estoques definidos, como por exemplo, estoque de matéria prima, estoque de produtos em elaboração, estoque de produtos acabados, dentre muitos outros devido a grande diversidade de nomenclaturas usadas de acordo com cada empresa. Porem, estoques devem ser levados a sério, pois há um padrão elaborado para suagestão, onde, primeiro devemos planejar, em seguida devemos orçar e por ultimo devemos elaborar o fluxo de mercadorias.
Quando feito de forma correta, este método responde perguntas como, qual é o volume adequado de estoque, o quanto comprar, quando comprar e etc.
2.2


Em estoque incidem apenas quatro impostos, mas todos eles podem ser recuperados no ato da venda, esses impostossão:
ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços – sua alíquota varia de acordo com o estado.
PIS – Programa de Integração Social – sua alíquota é de 1,65%.
COFINS – Contribuição para Financiamentos da Seguridade Social – sua alíquota é de 7,6%.
IPI – Imposto Produtos Industrializados – sua alíquota varia de produto para produto.


Existem apenastrês métodos para calcular os estoques e os valores que incidiram os impostos:


PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai), à medida que ocorre as vendas, damos baixas a partir das primeiras compras, ou seja, o material utilizado é custeado pelos preços mais antigos e o estoque mantém os preços mais recentes.


UEPS (ultimo que entra, primeiro que sai), ao contrario do anterior, omaterial utilizado é custeado pelos preços mais recentes, ou seja, atribuem-se ao estoque os custos mais antigos, porem este método é proibido no Brasil, pois, em um ambiente inflacionário, a medida que o custo do material utilizado na venda é maior, o lucro será menor e como o lucro é tributado, o valor a ser recolhido também será menor, portanto não é permitido a utilização deste método parafins contábeis.


CUSTO MÉDIO é o valor médio do custo do estoque, e se divide em dois, media ponderada móvel e média ponderada fixa. Estas denominações são definidas de acordo com o tipo de inventário do estoque, se for um estoque de inventário permanente será através da média ponderada móvel onde há um controle contínuo e demonstra a exata situação do estoque, e se for de inventárioperiódico será a média ponderada fixa, que é um inventário feito somente a cada período de tempo.


3 A organização


3.1 Características


A DHL é a empresa líder mundial em logística, e oferecem serviços integrados e personalizados, soluções focadas no cliente para gerenciamento e transporte de correspondências, mercadorias e informações. No mercado nacional o campo de...
tracking img