Estoistas e Epicuristas

1088 palavras 5 páginas
Estoicismo e Epicurismo

Estoicismo : e uma escola de pensamento filosófico grego fundado por Zenão de Citio, desenvolveu se como um sistema integrado pela logica, pela física e pela ética, articulado por princípios comuns. Foi porém a ética estóica que mais influência exerceu no desenvolvimento da tradição filosófica chegando ate a influenciar o pensamento ético cristão nos primórdios do cristianismo. Para o estoicismo os princípios éticos da harmonia e do equilíbrio fundam se nos princípios que ordenam o próprio cosmos. O homem enquanto parte desse cosmos deve orientar sua vida prática por tais princípios. A ataraxia, a impertubabilidade constituem o sinal da sabedoria e da felicidade, pois representam o estado no qual o homem impassível não é afetado pelos males da vida. Atualmente a filosofia da linguagem tem revalorizado a contribuição dada pelos estóicos para a lógica e para a teoria da linguagem. Ou seja os estóicos defendiam uma atitude de completa austeridade física e moral, baseada na resistência do homem ante os sofrimentos e os males do mundo. Seu ideal de vida designado pelo termo apatheia era alcançar um serenidade diante dos acontecimentos fundada na aceitação da "Lei universal do cosmos" que rege toda a vida.

Epicurismo É a doutrina do filósofo grego Epicuro, segundo o qual o bem é o prazer. O prazer consiste na eliminação de toda a dor; o estado estável do prazer que garante a felicidade.
O sábio despreza a morte. Aprender a viver e aprender a gerir melhor os prazeres, afastando aqueles que não são naturais nem necessários e fomentando aqueles que se encontram nos limites da natureza. O estado supremo dessa moral é a atitude e ataraxia: a total impertubabilidade diante da Dor.
Ou seja, propunha a ideia de que o ser humano deve buscar o prazer da vida. No entanto distinguia entre os prazeres aqueles que são duradouros e aqueles que acarretam dores e sofrimentos, pois o prazer estaria vinculado a uma conduta virtuosa. Para Epicuro o

Relacionados