Estoicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O estoicismo é um movimento filosófico no período helenístico, e distribuição tornou-se mais importante. Fundada por Zenão de Cicio em 301 a.c, tornou-se difundido em todo o mundo grego romano, desfrutando de popularidade especialmente entre a elite romana. Seu período de preeminência é do século III c. até o final do segundo século C. Depois disso , ele deu sinais de esgotamento que coincidiu ocolapso social do alto Império e a ascensão do cristianismo.
Perspectiva histórica
O estoicismo foi fundado por Zenão de Cicio (340-260aC), as vezes chamado de Zenão, o estóico para distingui-lo de Zenão de Eléia – Chipre origem e possivelmente de ascendência mista, grego e Oriental ele se mudou a Atenas em 311 a.C. , após uma vida agitada. Naquela época, Atenas era o centro cultural do mundogrego, onde se reuniram as principais escolas de filosofia. Durante a sua estada, ele se reuniu com a filosofia socrática, especialmente a escola cínica, e os MegaRaid. De acordo com Diógines Laércio, foi inicialmente inclinados ao cinismo, como alguém especial perto de Crates, mas logo abandonou a escola para rejeitar os numerosos “exagerada” na medida em que incorridos porque não podiamoferecer qualquer programa de vida válido. Após o abandono de cinismo, ele estudou com outros filósofos das escolas acadêmica, Aristóteles e MegaRAID mas, insatisfeito com eles, acabou criando sua própria escola, que combinou muitos aspectos com outros filósofos cínicos como Heráclito. Desde a idade, estudamos a possível influência sobre as doutrinas Zeno semitas, como o judaísmo ou filosofias do OrienteMédio, a semelhança considerável entre estoicismo e do cristianismo em algumas doutrinas, especialmente na ética e na cosmologia, surgeriu apologistas cristãos como Quintiliano e Tertuliano que Zeno era familiar semitas em sua origem, com o judaísmo.
O tempo vem do estoicismo onde Zeno começou a dar suas aulas em 301 a.C. , pu seja, a Poikie Stoa ( em grego roa, stoa, “portal” ), que foipintada varanda ágora de Atenas. Logo atraiu muitos seguidores que, após a morte de Zeno, continuar e expandir sua filosofia. Estoicismo foi a última escola principal da filosofia no mundo grego a ser fundada, e continuou lá até a AD 529 anos C. Imperador Justiniano fechou a escola de Atenas.
O corpus doutrinal do estoicismo foi baseado em escritos de Zeno agora perdido, no entamto, sabemos queescreveu muitos livros cujos títulos destaque: Da vida de acordo com a natureza dos universais, o argumento dialético e paixões. Zeno quando morreu em 261 a.C. assumir a escola Cleantes e Crisipo. Para dizer Laércio, este último é divido ao estoicismo permanece : “Sem Crisipo não haveria o Stoa.” De fato, Crisipo, que irá liderar o Stoa a partir de 232 a.C. te sua morte em 208 a.C., fixou o cânon doestoicismo, ele aperfeiçoou investigações lógicas e sistematizada dos ensinamentos de Zeno. Infelizmente para o seu trabalho apenas alguns poucos fragmentos sobreviveram e algumas referências fitas por outros autores, é difícil discernir quais partes das idéias são devidos a Zenão, Cleante e Crisipo. No geral apenas se mantiveram alguns fragmentos de texto mais antigos estóicos. Com a morte deCrisipo, ele concluiu a primeira fase do estoicismo de call Center, o estoicismo. Esta primeira etapa foi caracterizada principalmente pela constituição formal da doutrina. Após Crisipo, a escola foi Diógenes de Babilônia e Antipater de Tarso, a partir da metade do tempo chamado estoicismo. Durante a expansão mesmo ocorre estoicismo todo o mundo mediterrâneo, a dinâmica ao mudo Helênico e as redescomerciais têm surgido com a ascensão de Roma. Suas principais figuras foram Panécio de Rodes ( 185-109aC) e, acima de tudo, Posidônio de Apámea. Talvez o mais notável deste período foi a introdução do estoicismo romano entre a s elites. Sociedade aristocrática romana da a. séculos segundo e primeiro C. muito valorizado em tempos de “nossos pais” , referindo-se a séculos anteriores na importância...
tracking img